Por que não aceito comentários neste blog?

sexta-feira, abril 03, 2009

De vez em quando eu recebo e-mails perguntando por que eu não abro o espaço para comentários neste blog. Eu sempre respondo que, além de mim, existe o blog do Prof. John Hawks, da Universidade de Michigan, que não é aberto para comentários.

A razão maior, porém, é que a Galera de meninos e meninas de Darwin é mal-educada desde o berço. O missivista, de Lisboa, disse que a minha resposta era uma fuga ao debate. Não é. Não tenho tempo para perder com gente mal-educada. Além disso, tenho um doutorado em História da Ciência em curso, e talvez até diminua a quantidade de postagens neste blog.

Eu fiquei muito feliz de encontrar o blog Ciência Brasil, do professor Marcelo Hermes, da UnB, que se viu obrigado a mudar as regras do seu blog:

Aos anônimos ofensivos
=====================


Não irei mais aceitar comentários abusivos a minha pessoa neste blog. Não deletarei as ofensas postadas até agora. Mas terminou aqui a sopa. Criem seus próprios sites para falar mal de mim.


.
Uma coisa é ser criticado, faz parte da dialética. Outra coisa é aturar palavreado de baixo calão e difamação. O blog é meu, e estas são as regras agora.
.
Marcelo Hermes
23/10/2008
======================

Fui, nem sei por que, pensando que eu fui mais uma vez vindicado por outro professor universitário.

A propósito, o blog do Prof. Marcelo Hermes tem um pouco de pimenta epistêmica igual a este blog aqui.