Abordagem da evolução em livros didáticos: me engana que eu gosto!

quinta-feira, abril 23, 2009

“É justo dizer que esta explicação da evolução (chamada de teoria sintética, ou neodarwinismo, porque combina o darwinismo, a herança mendeliana, e a matemática de mudança populacional) tem dominado completamente a ciência biológica nos últimos 50 anos. ... Com tal unanimidade aparente nos livros-texto e nas salas de aulas, chega a ser algo surpreendente descobrir, quase que para todo mundo, exceto os geneticistas de população, que a teoria sintética está cheia de furos assim como o registro fóssil.”

Hitching, Francis in The Neck of the Giraffe: Where Darwin Went Wrong. Ticknor and Fields, New Haven, CT (1982), p.49-51.

“It is fair to say that this explanation of evolution (called the synthetic theory, or neo-Darwinism, because it combines Darwinism, Mendelian inheritance, and the mathematics of population change) has utterly dominated biological science for the last fifty years. ... With such apparent unanimity in the textbooks and the classrooms, it comes as something of a surprise to discover that, to almost everybody except the population geneticists, the synthetic theory is as full of holes as the fossil record.”

Hitching, Francis in The Neck of the Giraffe: Where Darwin Went Wrong. Ticknor and Fields, New Haven, CT (1982), p.49-51.

“Os educadores darwinistas estão determinados a persuadir em vez de educar, e por isso os seus livros-texto têm que blefar."

Johnson, Philip E. “The Intelligent Design Movement” in Signs of Intelligence, Dembski, William A. and James M. Kushiner, ed. Brazos Press, (2001), p.33.

“The Darwinist educators are determined to persuade rather than to educate, and so their textbooks have to bluff.”

Johnson, Philip E. “The Intelligent Design Movement” in Signs of Intelligence, Dembski, William A. and James M. Kushiner, ed. Brazos Press, (2001), p.33.

+++++

Fui, nem sei por que, pensando que ainda tenho que fazer uma resenha do livro "Darwin", do Marcelo Leite, série FOLHA EXPLICA e um artigo crítico sobre o artigo "Origem da Vida" da revista NOVA ESCOLA, a revista que deseduca... Não vai sobrar pedra sobre pedra. Quem viver, verá...