A edição de 3 de março de 1998 do journal Trends in Ecology and Evolution continha um interessante relatório especial sobre um workshop patrocinado pela NASA chamado “Evolução: Um Ponto de Vista Molecular”.
Muitos dos ‘grandes nomes’ em pesquisa sobre a origem da vida estavam presentes e muitos pontos de vista interessantes foram discutidos. As autoras do artigo destacaram:
“Sherwood Chang abriu o programa com uma cautelosa advertência de que qualquer cenário canônico [sic] para a progressão passo a passo para a origem da vida ainda é ‘uma ficção conveniente’ [sic]. Isto é, nós quase não temos dados para apoiar as transições históricas da evolução química para os monômeros prebióticos, polímeros, enzimas replicantes, e finalmente as células”.
“Evolution: Lost worlds”, Laura F. Landweber and Laura A. Katz, in “Trends in Ecology & Evolution”, Volume 13, Issue 3 , March 1998, pp. 93-94
Atenção alunos do ensino médio e superior cobrem de seus professores e verifiquem se os seus livros estão promovendo a verdadeira educação e difusão do conhecimento científico nesta área tão importante ou se meramente estão difundindo a ‘ficção conveniente’ dos mandarins da Nomenklatura científica.
Se não estiverem devidamente atualizados, escrevam para os autores e seus editores chamando a atenção para esta inusitada situação: nós não temos dados para apoiar a origem da vida conforme ali abordado.
Alô MEC/SEMTEC, é preciso mais rigor na análise críticas do conteúdo dos livros-texto de Biologia do ensino médio. Ih, eu me esqueci, o MEC não tem uma força-tarefa de especialistas capacitados para julgar objetiva e cientificamente esta importante questão educacional: o conteúdo dos livros didáticos do ensino médio.
Nossos alunos continuam sendo lesados na sua formação acadêmica na questão da origem da vida, porque estão recebendo ‘gato por lebre’!