A Nomenklatura científica tupiniquim sentiu um baita calafrio só do ler este título. Deve ter pensado que isso aconteceu aqui no Brasil em decorrência deste escriba iconoclasta ter denunciado ao MEC/SEMTEC (em 2003 e 2005), mediante análise crítica devidamente substanciada com literatura científica abalizada sobre as duas fraudes e as diversas evidências científicas distorcidas na abordagem feita em nossos melhores livros-texto a favor do FATO da teoria da evolução.
Fiquem tranqüilos, isso ainda não aconteceu no Brasil, mas nós não estamos muito longe disso não: ciência é a busca da verdade e não pode andar de mãos juntas com a mentira. A verdade científica também irá prevalecer por aqui. Quem viver, verá!
Isso aconteceu lá na Flórida, mais exatamente no município de Broward. Os educadores escolheram o livro didático “Florida Holt Biology” para ser adotado naquelas escolas. O livro-texto da editora Holt ‘suaviza’ algumas passagens sobre a teoria da evolução. O mais interessante nesta história é que a editora concordou em dar menos crédito a Darwin no modelar da biologia moderna. É que em edições anteriores o livro-texto disse que a teoria de Darwin era “a essência da biologia”. Em vez disso, na edição do município de Broward, os alunos vão ler que a teoria de Darwin “fornece uma explicação consistente para a diversidade da vida”.
A editora Holt também ousou adicionar uma seção que introduz os alunos à “Explosão Cambriana”, um período da história da vida na Terra primeva que sugere que as espécies não são o resultado de mudança gradual ao longo do tempo conforme Darwin pensava. Nossos melhores autores, gente até com Ph. D. em Biologia e de universidade pública de renome, simplesmente não abordam a questão onde os filos surgem abruptamente ‘como se não tivessem história evolutiva’ (Richard Dawkins). Os alunos NÃO FICAM SABENDO que isso é uma dificuldade tremenda para a Teoria Geral da Evolução, mas o que são duas fraudes e distorções de evidências científicas para ‘atestar’ o FATO da evolução?
Para John West, porta-voz do Discovery Institute, “Isso foi uma mudança importante. Nós queremos manter os livros-texto honestos”.
Ultimamente falamos muito em ética na política brasileira. Que tal começarmos a fazer este dever ético fazendo uma limpeza das duas fraudes e das distorções das evidências científicas em nossos melhores livros didáticos de Biologia do ensino médio?
Os ultradarwinistas fundamentalistas são useiros e vezeiros neste expediente ignóbil.Uma ciência que lança mão de fraudes e distorções merece perecer.