Desmascarando um jornalista da editoria de Ciência do G1 da Globo

segunda-feira, abril 30, 2007

Eu almocei recentemente em São Paulo com um grande jornalista amigo desde 1999. Conversa vai, conversa vem sobre muitos assuntos pertinentes à área científica, falei para ele do meu dissabor de ter lido um comentário airoso e precipitado do jornalista Reinaldo José Lopes em relação a este blogger.

Ele, como sempre, ouviu pacientemente, e comentou: “Enézio, você tem certeza de que o Reinaldo José Lopes disse isso de você?”. Eu respondi que tinha certeza, mas não tinha como provar, pois não arquivara uma cópia do blog “Tubo de Ensaio”, e não achava mais este comentário moleque. Ele me disse; “Custo a acreditar nisso, pois o Reinaldo é um cara muito legal. Ele não faria isso.”

Será?

Transcrevo o e-mail do jornalista Reinaldo José Lopes enviado no dia 20/03/2007:

Enviada em: terça-feira, 20 de março de 2007 15:56
Para: neddy@uol.com.br
Assunto: Exposição de motivos
Prioridade: Alta

Caro Enézio,

Acabo de ver o post no seu blog e gostaria de esclarecer algumas coisas:

1)Em nenhum momento eu, Reinaldo José Lopes, chamei você de picareta. Algum dos leitores que freqüentam o blog podem tê-lo feito - procurei nos comentários e não vi nada do gênero - mas, se foi esse o caso, os leitores têm liberdade para deixar qualquer comentário que não envolva palavras de baixo calão. Desculpe se você encarou como ofensa pessoal.

2)Eu sempre leio na íntegra os papers sobre os quais escrevo. Como se tratava de um simples post, e não de uma matéria, não havia porque eu mencionar os outros detalhes abordados por você. Eles não tinham nada a ver com a questão da evolução do ouvido médio nos mamíferos, que era o foco. Jornalismo precisa de lide.

3)Pela mesma razão, decidi não mencionar a questão do desenvolvimento embrionário do ornitorrinco. Mas me parece inteiramente consistente com o fato de que -- ao menos nos estudos que aceitam o paradigma darwinista - muitas vezes a trajetória de desenvolvimento é "defletida" em algum ponto para gerar alterações evolutivas. Eu sei que você considera anátema a "ontogenia recapitula a filogenia", mas parece ser exatamente o caso aqui.

4)Não dá para lançar dúvida sobre todo pesquisador chinês só porque alguns fósseis foram fraudados. Você nunca mais usa dinheiro só porque fica sabendo que algumas pessoas o falsificam? Julguemos a questão caso a caso.

5)Creio ter o direito de ser irônico com você porque você sempre foi irônico comigo e com meus colegas, isso quando não nos acusou de desonestidade. Com um agravante: você pode nos criticar à vontade no nosso blog, mas nós não podemos deixar comentários no seu. Por que será?

6)Você pode falar o quanto quiser que não, mas está na cara que o seu problema com o darwinismo é ideológico. Mas o problema é que você acaba sendo injusto ao fazer julgamentos apressados, ou até de polícia do pensamento, quando lida com a questão. Por que outro motivo você iria querer tachar de herege Francis Collins só porque ele é cristão e acredita na evolução? (Esse, aliás, é o meu caso. Sou um católico praticante que acredita na Trindade e na Encarnação. Algum problema?) Se a sua crítica fosse desinteressada, você não estaria o tempo todo misturando alhos com bugalhos e exigindo "coerência" dos outros, dizendo que um teísta não pode acreditar na evolução e vice-versa.

7)Gostaria muito que você publicasse este e-mail em seu blog, se é que está mesmo comprometido com alguma forma de diálogo. E que visite a minha coluna quinzenal, "Visões da Vida" (http://g1.globo.com/visoesdavida), para que ele continue.

Abraço e até mais,

Reinaldo José Lopes
Repórter de ciência/Science writer
G1 - Globo
+ 55 11 3016-1882

"He that breaks a thing
to find out what it is
has left the path of wisdom"
(J.R.R. Tolkien)

“Aquele que quebra uma coisa
Para descobrir o que é
Abandonou o caminho da sabedoria”

++++++

Desde que entrei na bloguesfera indo na contramão do discurso uniforme da Nomenklatura científica e da Grande Mídia tupiniquins, desconstruindo a Darwin-ídolo, eu sabia que ‘quem está na chuva é para se queimar’ [obrigado Vicente Matheus, saudoso presidente do meu glorioso Corinthians]. Uma busca no Google revela isso que afirmo.

Para exemplificar isso com mais realismo, reproduzo aqui trechos do blog irônico “Sonhar não custa nada” de Reinaldo José Lopes publicado no
Tubo de Ensaio em 22/01/2007. É sobre um “Dream Team” de 4 blogueiros que deveriam fazer parte da editoria de Ciência do G1:


Quem acompanha a editoria de Ciência do G1 sabe que a gente faz de tudo pra trazer pros nossos leitores o melhor do jornalismo científico nacional e internacional. A gente sua a camisa, mas nem sempre dá pra ter tudo o que se quer.

É o caso dos nossos blogueiros. Longe de mim diminuir o trabalho deles, coitados - o pessoal dá duro -, mas se a gente tivesse recursos e prestígio ilimitados, tentaria trazer figuras de ainda maior envergadura moral pras nossas plagas.

Quer saber de quem eu estou falando? Pois aqui vai uma lista do nosso "Dream Team" de blogueiros e colunistas, caso a gente tivesse cacife para bancá-los, com área de interesse e título hipotético:

3)Evolução
Blogueiro: Enézio de Almeida Filho
Título: "Visões da Vida Reloaded"
O principal defensor brazuca do neocriacionism... digo, da respeitada teoria do design inteligente toma conta da minha coluna sobre evolução (que estava uma porcaria mesmo) e mostra por que Darwin estava gagá quando escreveu "A Origem das Espécies", por que a seleção natural sofre de insuficiência epistêmica, reumatismo e seborréia e como esse negócio de bactérias resistentes a antibióticos é tudo coisa da sua cabeça.

E isso é só pra começar. A gente agradece se vocês quiserem mandar e-mails pressionando a chefia do G1 pra eles cederem a verba. Só assim a gente concretiza esses planos tão meritórios.
...

+++++

Eu não ia publicar o e-mail do jornalista da Platinada porque se fizesse, eu o estaria isentando, e assinando publicamente meu atestado de culpa neste imbróglio.

Apesar do meu estilo a la Macaco Simão, o que chamo aqui de Nomenklatura científica, os revisores de agentes da KGB, oops guarda-cancelas, é para denunciar através do riso uma realidade histórica kafkiana instaurada na Akademia que poderia ser muito diferente: pensar e fazer ciência livremente. Sei do que estou falando.

Quando afirmo que os autores de livros didáticos de Biologia do ensino fundamental omitem e distorcem intencionalmente as evidências científicas a favor do fato, Fato, FATO da teoria geral da evolução, eu demonstro que realmente é assim. Chamo isso de desonestidade acadêmica, e que se sentissem ofendidos moralmente que me processassem. Eu disse que eles não me processariam.

Quando afirmo que a Grande Mídia vive uma relação incestuosa com a Nomenklatura científica quando a questão é Darwin, Marcelo Leite e Claudio Angelo da Folha de São Paulo não me deixam mentir: não dão espaço para o contraditório! “O que Darwin tem de bom a gente mostra; o que Darwin tem de ruim a gente esconde.”

Quer dizer, aqui neste blog, a gente mata a cobra e mostra o pau. Seguindo esta linha editorial, e até para esclarecer porque fui tão incisivo e direto na jugular do Reinaldo José Lopes, é porque ele realmente me chamou e a outros blogueiros de ‘picaretas’:


COMENTÁRIOS

5. Oi Eliza,

Desculpe se não ficou muito claro no post, mas não temos esses blogueiros nem, na verdade, queremos tê-los, porque eles são todos picaretas de marca maior. Estamos apenas ironizando os sujeitos ;-)

Abraços e desculpe pela confusão!

Reinaldo | 22/01/07 15:31:35

4. vcs podiam dar os links desse blogs, por favor? obrigada;

eliza | 22/01/07 13:37:51

+++++

Reinaldo José Lopes, eu não lhe quero mal. Contudo, o meu compromisso maior não é somente com o diálogo, mas com o estabelecimento da verdade. Em todos os níveis. Idéias e palavras têm conseqüências. Espero que a Globo releve a sua ironia impensada.

Fui, feliz da vida, por ter sido vindicado pelas palavras impensadas do meu vilipendiador!