Este livro você deve ler para entender melhor o contexto da descoberta e da justificação em ciência, e as suas possíveis implicações na controvérsia da suficiência epistêmica das atuais teorias da origem e evolução da vida.
Afinal de contas, Francis Bacon não me deixa mentir ― Empirica, empirice tratanda [Das coisas empíricas, considerações empíricas]. O resto é mera metafísica ou empulhação ideológico-materialista mesmo.
+++++
A distinção entre os contextos de descoberta e justificação tem tido uma carreira turbulenta em filosofia da ciência. Às vêzes celebrada como o selo de qualidade das abordagens filosóficas à ciência, às vezes condenada como ambígua, distorcedora, e enganadora, a distinção dominou os debates filosóficos desde as primeiras décadas do século 20 até os anos 1980s.
Até hoje, ela informa a nossa concepção de conteúdo, domínio, e objetivos da filosofia da ciência. É devido a isso que novas tend~encias em filosofia de experimentação, e história e sociologia da ciência têm sido marginalizados pela erudição tradicional em filosofia. Para reconhecer apropiadamente esta recente obra, nós precisamos reabrir o debate sobre a natureza, desenvolvimento, e a significância da distinção do contexto, sobre os seus méritos e falhas.
As contribuições para este volume fornecem leituras fiéis e análises detalhadas das fontes textuais originais para a distinção do contexto. Elas revisam aqueles relatos dos “precursores” da distinção que têm sido escritos através das lentes do Empiricismo Lógico. Elas mapeiam, esclarecem, e analisam as derivações e as mutações das distinções de contexto quando nós as encontramos na história e filosofia da ciência atuais.
A reavaliação da distinção nos ajuda lidar com os desafios filosóficos que o Neo-experimentalismo e os estudos de ciência historica, socio-politica e economicamente orientados têm colocado diante de nós. Desse modo, este volume limpa o terreno para a integração produtiva e exitosa desses novos desenvolvimentos na filosofia da ciência.
+++++
Revisiting Discovery and Justification
Historical and philosophical perspectives on the context distinction
Series: Archimedes, Vol. 14
Jutta Schickore & Friedrich Steinle (Eds.) 2006, XIX, 232 p., Hardcover
ISBN: 1-4020-4250-7
Introduction: Revisiting the Context Distinction Jutta Schickore & Friedrich Steinle
Part I The Contexts of the Distinction
Don Howard -Lost Wanderers in the Forest of Knowledge: Some Thoughts on the Discovery-Justification Distinction
Gregor Schiemann - Inductive Justification and Discovery. On Hans Reichenbach’s Foundation of the Autonomy of the Philosophy of Science
Alan Richardson - Freedom in a Scientific Society: Reading the Context of Reichenbach’s Contexts
Part II Forerunners?
Jutta Schickore - A Forerunner? – Perhaps, but not to the Context Distinction. William Whewell’s Germano- Cantabrigian History of the Fundamental Ideas
Lothar Schäfer - Autonomy versus Development: Duhem on Progress in Science
Volker Peckhaus - Psychologism and the Distinction between Discovery and Justification
Part III Revisions and Applications
Paul Hoyningen-Huene - Context of Discovery versus Context of Justification and Thomas Kuhn
Thomas Sturm & Gerd Gigerenzer - How Can We Use the Distinction between Discovery and Justification? On Weaknesses of the Strong Programme in Sociology of Science
Thomas Nickles - Heuristic Appraisal: Context of Discovery or Justification?
Friedrich Steinle - Experiment, Concept Formation and the Limits of Justification: "Discovering" the Two Electricities
Thomas Potthast - Contexts of Justifying and Discovering the Nature of Ecosystems: From Concepts to Objects and vice-versa
Theodore Arabatzis - On the Inextricability of the Context of Discovery and the Context of Justification
+++++
Contribuição de um dos gigantes sobre os quais me apoio.