John-Maynard Smith, quem diria: guarda-cancela canino da Nomenklatura científica

sexta-feira, maio 11, 2007

John-Maynard Smith, biólogo evolucionista, professor emérito de Biologia da Universidade de Sussex (6 de janeiro de 1920−19 de abril de 2004)deu grandes e importantes contribuições para a biologia evolutiva. Maynard Smith inspirou muitos estudantes se tornarem biólogos.



Elogios à parte, vamos falar aqui de um ‘lado negro’ de Maynard Smith pouco conhecido. Negro, abjeto e abominável. Fiquei triste em descobrir essa faceta stalinista de um grande homem de ciência a quem admirava.

David Southwell no seu livro “Secrets & Lies: Exposing the World of Cover-ups and Deception” [Segredos e Mentiras; expondo o mundo de ocultação e engano], Barnes & Noble, cobre o darwinismo na p. 89, sob o título de “Suppression of Flaws in the Evidence Supporting Darwinian Theory” [Supressão de falhas na evidência apoiando a teoria darwiniana] Sowell escreve:

“A maneira mais rápida de se cometer suicídio profissional no mundo científico de hoje é desafiar qualquer aspecto do darwinismo. A teoria está tão entrincheirada como o principal princípio de toda a ciência biológica e zoológica que quem quer que a examine é atacado com um grau assustador de hostilidade profissional”. Sowell acrescenta que ele acredita que a evolução é verdade, mas que “os elementos da teoria darwiniana de mutação combinada com a seleção natural parece defeituosa.”

Em seguida ele dá diversos exemplos de supressão de evidências. Uma delas cito a seguir:

“Um exemplo de supressão de algum cientista que questione qualquer aspecto da teoria darwiniana é o do biólogo britânico Warwick Collins. Em 1976 ele escreveu um artigo sobre a seleção sexual como uma anomalia na teoria darwiniana. Quando ele estava por falar numa conferência internacional para explicar o seu artigo, o renomado geneticista Professor Maynard Smith levantou-se e atacou [verbalmente] Collins em frente da audiência. Ele [Maynard-Smith] disse que usaria sua influência para bloquear a publicação de quaisquer outros artigos que ele [Collins] escrevesse. Parece que Smith foi fiel à sua palavra, pois Collins continua a ter seus artigos rejeitados para publicação sem nenhuma razão” (Page 89).

Quando eu chamo aqui os revisores por pares [oops, peer-reviewers é mais chique] de guarda-cancelas da KGB da Nomenklatura científica, e que tenho amigos que não publicam há pelo menos uma década por essas práticas stalinistas de supressão de idéias e que existe uma ‘inquisição sem fogueiras’ aos que não se submetem ao ‘beija-mão’ e ‘beija-pé’ de Darwin,, tem gente que pensa e afirma em outros blogs que eu estou exagerando.

Maynard Smith fez isso por amor à ciência, ou defesa canina do naturalismo filosófico que posa como ciência?

Aqui neste blog, a gente mata a cobra e mostra o pau!

+++++


Para saber mais sobre John-Maynard Smith.

N. do Blogger: Repare bem ao lado direito da cabeça de Maynard, no fundo na estante o livro de Michael “Darwin’s Black Box”. Ele leu o livro de um dos teóricos mais importante do DI. Sigam o exemplo dele! Leiam “A Caixa Preta de Darwin” [Rio de Janeiro, Zahar, 1997] http://www.zahar.com.br