Science meets art in this ground-breaking exhibition revealing an unusual and previously unexplored aspect of Charles Darwin’s legacy - the impact of his theories upon artists of the late nineteenth century.
Developed by The Fitzwilliam Museum in association with the Yale Center for British Art, Endless Forms: Charles Darwin, Natural Science and the Visual Arts offers an intriguing new perspective on the cultural resonance of Darwin’s theories.
This landmark exhibition explores both Darwin’s interest in the visual arts and the vast range of artistic responses to his revolutionary ideas, through an astonishingly diverse selection of exhibits from around the world.
Por que sou ‘pós-darwinista’? Porque já fui evolucionista de carteirinha. Hoje, sou cético da teoria macroevolutiva como verdade científica. Contudo, meu ceticismo ao ‘dogma central’ darwinista não é baseado em relatos da criação de textos sagrados. Foi a séria e conflituosa consideração do debate que ocorre intramuros e nas publicações científicas há muitos anos sobre a insuficiência epistêmica da teoria geral da evolução. Eu fui ateu marxista-leninista. Hoje, não tenho mais fé cega no ateísmo. Não creio mais na interpretação literal dos dogmas de Darwin aceitos ‘a priori’ e defendidos ideologicamente com unhas e dentes pela Nomenklatura científica. A Ciência me deu esta convicção. Aprendi na universidade: quando uma teoria científica não é apoiada pelas evidências, ela deve ser revista ou simplesmente descartada. Sou pós-darwinista me antecipando à iminente e eminente ruptura paradigmática em biologia evolutiva. Chegou a hora de dizer adeus a Darwin. Mestre em História da Ciência – PUC-SP. CV Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/6602620537249723