A indústria ‘Darwin’ sobrevive à atual crise econômica

sábado, março 14, 2009

Aniversário de Darwin é comemorado com lançamento de livros

11/03/2009

No dia 12 de fevereiro Charles Darwin faria 200 anos. Seu trabalho mais conhecido é o seminal A origem das espécies, que faz 150 anos de publicação esse ano também. Para comemorar esse período duplamente importante, chegam ao mercado editorial brasileiro diversos livros sobre o trabalho e a biografia de Darwin. O mais recente deles é o Charles Darwin: em um futuro não tão distante que teve seu lançamento pela Sangari Brasil.

Outros títulos também chegaram às livrarias ao longo de 2007, como Charles Darwin: a revolução da evolução, (Companhia das Letras), de Rebecca Stefoff com tradução de Laura Teixeira Motta, além da biografia Darwin, a vida de um evolucionista atormentado (Geração Editorial), de James Moore e Adrian Desmond, com tradução de Cynthia Azevedo. Encontra-se também nas estantes A origem das espécies de Darwin – uma biografiaA expressão das emoções no homem e nos animais(Companhia das Letras) e A origem das espécies e a seleção natural (Editora Madras; Larousse/Escala; Martin Claret; Ediouro, etc). Há também a possibilidade de ser lançado, ainda este ano, outro livro de Charles Darwin e que também foi vanguarda para seu tempo, A origem do homem e a seleção sexual, de 1871. O livro, que ficou à sombra de Origem das espécies, esbarrou no conservadorismo e no machismo da era vitoriana que não aceitava a possibilidade da fêmea ser responsável pela escolha do parceiro. (Editora Gradiva), de Janet Browne. Para quem quiser ir fundo nas obras originais pode optar pelas reedições atualizadas de

Há ainda lançamentos que tratam da teoria de Charles Darwin com o viés religioso. Entre eles O anjo de Darwin (Imago), Darwin e Kardec: um diálogo possível (Editora Allan Kardec) e Deus ou Darwin (Reino Editorial). “A teoria da evolução traz consigo uma conotação muito aversiva para certas pessoas: a de que somos (apenas) animais, de que nos comportamos instintivamente, de que os valores culturais são pulsões biológicas disfarçadas, etc. E contradiz certos postulados religiosos interpretados ao pé da letra”, afirma César Ades, do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP). Segundo ele, a teoria da evolução não elimina fatores culturais, nem representa um perigo para os valores éticos.

Para os que querem beber na fonte, a obra de Darwin pode ser acessada online gratuitamente. Dentre os documentos disponíveis estão manuscritos, livros, cartas, artigos, incluindo imagens. A origem das espécies pode ser encontrada em seis edições.

Ades, que é também autor de um dos capítulos do livro do Instituto Sangari, destaca a importância das obras de Darwin e de outras que seu trabalho inspirou ou contribuiu diretamente. “Vejo o mérito das ideias de Darwin justamente na capacidade de serem reaproveitadas e modificadas em função de áreas científicas novas, a respeito das quais às vezes o próprio Darwin não tinha pensado.” Para o autor, que é psicólogo e especialista em comportamento animal, as ideias do naturalista inglês constituem uma matriz válida para a interpretação de resultados e teorias muito modernas.