Livros de biologia do ensino médio na rede estadual de SP tem duas fraudes e evidências científicas distorcidas

quinta-feira, março 19, 2009

Livros de biologia do ensino médio na rede estadual de SP tem duas fraudes e evidências científicas distorcidas

17/03/2009 - 09h31

GIULIANA CORSI

da Folha Ribeirão

Livros de biologia aprovados e distribuído pelo governo paulista aos alunos do ensino médio trazem duas fraudes e distorcem evidências científicas a favor do fato da evolução. As duas fraudes e essas evidências distorcidas repetem-se também no livro do professor. Com esse descompasso em relação à verdade histórica dos fatos e das evidências científicas, os alunos não tem informação que os habilite na formação do pensamento crítico conforme preconizado na LDB 9394/96.

A Secretaria da Educação da gestão José Serra (PSDB) diz, em nota, que as duas fraudes e as distorções das evidências científicas é de responsabilidade do MEC/SEMTEC/PNLEM que aprovou a relação de livros didáticos de Biologia em 2007. As escolas já foram alertadas sobre estas falhas por meio do site. As editoras responsáveis pela edição desses livros-texto disseram que o material foi produzido por professores altamente qualificados que já tiveram livros aprovados e indicados pela secretaria.

O material começou a ser distribuído na rede, mas não há informação se já chegou a todas as escolas do Estado. A empresa diz que 1,55% dos livros distribuídos têm erros, mas a Folha localizou o problema em várias cidades.

Um professor de São José do Rio Preto disse que identificou as duas fraudes e as várias distorções científicas a favor da evolução em sala de aula. As duas fraudes foram motivo de piada e indignação entre os alunos. Segundo ele, há erros em quase todos os livros, mas, geralmente, são de grafia, não do uso de fraudes e nem de distorção de informações científicas a favor de uma teoria científica. Que as mariposas de Manchester não pousam nos troncos todo mundo sabe desde 1980, mas a fraude da semelhança do desenvolvimento dos embriões de vertebrados, diz “é gravíssimo por se tratar de uma fraude mais do que secular”.

“Um horror e é gravíssimo", concorda Tânia Pastellar, professora de metodologia do ensino em biologia do curso de pedagogia da USP (Universidade de São Paulo). “Esse material aprovado pelo MEC/SEMTEC/PNLEM não está passando por avaliação rigorosa”, disse.

Outro docente de biologia, de Franca, disse já ter notado erros em outros materiais. Segundo ele, é comum haver exercícios no caderno do aluno que não se repetem no livro-manual do professor, e vice-versa, além de exercícios sem resposta no livro do docente.

Alertado ontem por Claudio Ângelo, editor de ciência da Folha, um professor de Ribeirão Preto questionou a direção de sua escola no início da tarde sobre as duas fraudes e as várias evidências científicas distorcidas a favor do fato da evolução. No final do dia, recebeu por e-mail um aviso de que precisaria alterar o material.
Uma coordenadora pedagógica de uma escola estadual de Ribeirão Preto (interior do Estado) disse que o governo estadual orienta as escolas a periodicamente observar no site as erratas dos livros didáticos.

Ela diz que, além das duas fraudes (uma recente e outra secular), detectou no site erratas no livro do aluno de outras séries nas disciplinas de arte, história, geografia, inglês e matemática. Mas ela não quis mostrar à Folha esses outros erros.

Outro lado

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação afirmou que já havia identificado as duas fraudes e as evidências científicas distorcidas apontadas nos livros didáticos de Biologia do ensino médio, e que já informou os professores de toda a rede, pelo site http://www.educacao.sp.gov.br. Mas a errata só pode ser consultada pela direção da escola, por meio de senha.

A secretaria disse que a falha partiu do MEC/SEMTEC/PNLEM, “que aprovou o conteúdo dos livros”. Diz ainda que o material não será trocado e que a orientação é que os professores informem seus alunos sobre a correção.

Sobre erratas em outras disciplinas, disse que os erros mais graves foram essas fraudes e as distorções da evidências científicas favorecendo o fato da evolução e que o restante se restringe a erros de grafia ou gabarito. A secretaria não respondeu a outras perguntas, como o total de livros didáticos distribuídos.

O MEC/SEMTEC/PNLEM alega que o erro atingiu 1,55% dos livros-texto e que todo o conteúdo do material é desenvolvido por professores especialistas na área.

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NOTA DESTE BLOGGER:

Este texto é uma paródia. Como estilo literário, a paródia diz a verdade pelo avesso.

"A paródia é a recriação de um texto, geralmente célebre, conhecido, uma reescritura de caráter contestador, irônico, zombeteiro, crítico, satírico, humorístico, jocoso.

A paródia constrói, assim, um percurso de desvio em relação ao texto parodiado, numa espécie de insubordinação crítica, cômica."