Um ateu defende o Design Inteligente

terça-feira, março 24, 2009

O Big Bang tem implicações teístas, mas não depende delas para ser o modelo cosmológico aceito pela Academia. O Design Inteligente também, mas não depende delas para a sua plausibilidade como teoria científica.

Os críticos do Design Inteligente sempre destacam, intencionalmente, a subjetividade religiosa de grande parte dos teóricos e proponentes do Design Inteligente. Mas eles também se esquecem intencionalmente e nem querem debater um judeu agnóstico, bon vivant, que vive em Paris: David Berlinski.

No guarda-chuva epistêmico do DI nós também temos ateus convencidos da plausibilidade científica do DI: Bradley Monton, professor de universidade americana. O outro é Antony Flew, um dos maiores ateus academicamente respeitável. Faça uma busca no Google Scholar por Antony Flew.

Bradley Monton é professor de Filosofia na Universidade do Colorado em Boulder [Este blogger teve o prazer de conhecer esta universidade americana em 1983]. Ele é bacharel em Física e Filosofia pela Rice University (1994), e Ph. D. em Filosofia pela Universidade Princeton (1999). Ele tem publicado muitos artigos sobre questões de fundamentos da Física e da Teoria da Probabilidade, e o seu trabalho sobre como predizer a duração do futuro a partir da era presente foi discutido no jornal The New York Times.

Seus artigos publicados sobre Filosofia da Religião tem focalizado os argumentos baseados na Física para a existência de Deus, e sobre quais impactos de desenvolvimento na Física tem sobre os argumentos do design baseados em Biologia. Atualmente ele é membro do conselho editorial do Oxford Studies in Philosophy of Religion, e é autor do livro Seeking God in Science: An Atheist Defends Intelligent Design [a ser publicado em 2009]. Você pode saber mais sobre Monton no site dele.

Artigos em inglês [PDFs gratuitos]

Design Inference in an Infinite Universe

Monton considera qual impacto o universo sendo espacialmente infinito tem sobre as inferências para o design. 02.03.09

God, Fine-Tuning, and the Problem of Old Evidence

Monton argumenta que o argumento do ajuste fino para a existência de Deus é um argumento forte, mas mantém que há maneiras razoáveis para resistir a sua força. 02.03.09

Is Intelligent Design Science? Dissecting the Dover Decision
Arquivo dobre o julgamento do Design Inteligente em Dover, onde o juiz Jones argumentou que o design inteligente não é ciência; Monton discorda do raciocínio do juiz Jones. 02.03.09

+++++

Fui, nem sei por que, rindo da Galera dos meninos e meninas de Darwin, neo-ateus pós-modernos, chiques e perfumados a la Dawkins: nós temos mais um ateu defendendo a plausibilidade científica da teoria do Design Inteligente.

À demain, que cavalo não desce escadas (Saudoso colunista Ibrahim Sued).