Vídeos em português sobre o Design Inteligente na internet

sábado, dezembro 26, 2009

O NBDI - Núcleo Brasileiro de Design Inteligente, Campinas, SP, é um pequeno mas crescente grupo de professores, pesquisadores e alunos em universidades públicas e privadas que promove a Teoria do Design Inteligente no Brasil, e aponta as insuficiências epistêmicas da Síntese Evolutiva Moderna no contexto de justificação teórica.

Ao contrário do que tem sido afirmado de que recebemos bastante dinheiro dos Estados Unidos, nosso grupo é formado por idealistas que tiram dinheiro do seu bolso e do seu tempo para promover a TDI no Brasil. Prova disso, é que desde 1998 o NBDI sequer conseguiu traduzir e publicar livros ou vídeos sobre o Design Inteligente. Todavia, nós já deparamos com vários vídeos postados no YouTube sem a devida autorização dos autores e proprietários do copyright de tradução e veiculação no Brasil.

Nós entramos em contato com alguns responsáveis de blogs esclarecendo a situação delituosa. Alguns acolheram nossos esclarecimentos e de pronto removeram esses vídeos promovendo a TDI. Teve gente que pediu para fazermos 'vista grossa', pois a remoção desses vídeos impediria o avanço da TDI no Brasil. Nós discordamos desta atitude anti-ética, e esta é a razão maior desta nota: nós do NBDI não somos responsáveis por estes vídeos postados no YouTube, e deploramos que nossas ideias estejam sendo promovidas assim de forma delituosa.

Nada podemos contra a verdade, a não ser pela própria verdade vale em qualquer discurso sobre quaisquer ideias. Eu espero sinceramente que os donos de copyright descubram esta violação dos seus direitos, e tomem as providências legais cabíveis.

Foi duro escrever isso, mas foi necessário, pois nós do NBDI nada temos a ver com isso.