A fraude dos dodôs da II Semana Cética da UFRGS

terça-feira, dezembro 22, 2009


UM BANDO DE DODÔS - O Circo da Evolução e do Projeto Inteligente (Flock of Dodos, 2006) - documentário bem-humorado dirigido pelo biólogo [SIC ULTRA PLUS 1: Olson é oceanógrafo] e cineasta Randy Olson que aborda o argumento criacionista [SIC ULTRA PLUS 2: desde quando 'complexidade irredutível' de sistemas bióticos e 'informação complexa especificada' que são evidências encontradas na natureza é 'criacionismo'?] conhecido como "desenho inteligente" [SIC ULTRA PLUS 3: o termo acolhido pela nomenclatura científica é "Design Inteligente"] (Intelligent Design); o filme foi legendado pelo Coletivo Ácido Cético com o apoio do próprio diretor.



Fonte: Blog Coletivo Ácido Cético

+++++

NOTA CAUSTICANTE DESTE BLOGGER:

Eu vi o blog Coletivo Ácido Cético através da indicação do link no site da URGS [não sei até onde vai a legalidade da utilização de um site de universidade pública para a promoção do ateísmo], e cheguei a esta pérola de deturpação sobre o Design Inteligente: o filme "Um bando de dodôs".

O problema do cético globalizado, como é o caso dos membros do CAC é que ele tenta bater palmas apenas com uma das mãos, tem antolhos epistêmicos e não é capaz de considerar as dificuldades epistêmicas fundamentais da teoria geral da evolução no contexto de justificação teórica. Vem aí uma nova teoria da evolução - a Síntese Evolutiva Ampliada que não pode e nem deve ser selecionista por causa das evidências encontradas na natureza. Quem anunciou a crise paradigmática da biologia evolutiva? Quem anunciou o surgimento de uma nova teoria da evolução? Quem, cara pálida? Nós os céticos e críticos científicos da teoria do design não inteligente (Darwinismo).

Quando eu vi a promoção do "UM BANDO DE DODÔS - O Circo da Evolução e do Projeto Inteligente " na I Semana Cética na UFRGS, 13/10/2008, eu até ri pra valer, e nem me importei. Afinal de contas, quem está na chuva é para se queimar. Nem sei como eu perdi o anúncio da II Semana Cética na UFRGS. Novamente o documentário em questão. Haja falta de criatividade, sô!

O que o CAC não reporta para seus leitores, é que logo após o documentário de Olson ter sido apresentado nos Estados Unidos, nós do DI respondemos com o site "Hoax of Dodos" [A fraude dos dodôs]. Visite o site e veja as fraudes perpetradas pelo 'biólogo' Olson que é incensado pelo CAC.

Uma das fraudes do documentário de Olson: que os embriões de Haeckel não são usados nos livros-texto de Biologia modernos como prova da evolução (ancestralidade comum). No Brasil, até recentemente Amabis e Martho usaram estes desenhos, deixaram de usá-lo, mas não dizem por que deixaram: eles sabiam que era uma fraude secular??? Um amigo meu, autor de um dos livros didáticos aprovados pelo MEC/SEMTEC/PNLEM, me confidenciou que os autores dos livros didáticos sabiam disso...

Assista aos vídeos abaixo:





Aldo Mellender de Araújo, UFRGS, um dos membros do CAC [não sabia] é meu amigo, e espero que continue sendo, apesar de nossas visões extremas sobre a evolução.