Barretos no SPTec

segunda-feira, dezembro 28, 2009

Barretos no SPTec
28/12/2009

Agência FAPESP – Com o objetivo de promover o avanço tecnológico sustentável e fortalecer a atividade econômica da região, o município de Barretos se integrou ao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec).

O credenciamento provisório do Parque Agrotecnológico de Barretos (AgroTechPark) foi assinado pelo secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, no dia 16.

O complexo será implantado em uma área de 1 milhão de metros quadrados, localizada na Estrada Municipal Pedro Vicentini, próximo ao aeroporto estadual Chafei Amsei.

O parque tecnológico abrigará instituições de ensino e pesquisa, laboratórios, empresas incubadas, entidades públicas, infraestrutura hoteleira e centro de convenções, feiras e negócios.

“Com o credenciamento provisório, o Parque Agrotecnológico começa a se estruturar para receber empresas interessadas em investir em Barretos, o que irá estimular a inovação no agronegócio, o crescimento econômico regional e a geração de emprego e renda para a população”, disse Alckmin.

A região é considerada o maior polo de produção agropecuária do Estado. Dentre as atividades do parque destacam-se o aprimoramento da carne e de produtos à base de leite, programas de qualidade de alimentos, melhoramento genético bovino, técnicas de inseminação artificial e transferência de embriões e técnicas de manejo, rastreabilidade e implantação de chips.

Com a entrada de Barretos no SPTec, chegam a 11 as iniciativas com credenciamento provisório. Também integram o sistema Botucatu, Campinas (Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp), Piracicaba, Santos, São Carlos (duas iniciativas: ParqTec e EcoTecnológico), São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo (Jaguaré) e Sorocaba.

Mais informações: www.saopaulo.sp.gov.br