Onde louvaminhar Darwin no Brasil

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

JC e-mail 3698, de 09 de Fevereiro de 2009

20. Eventos celebram o bicentenário do nascimento de Charles Darwin

Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro terão atividades para comemorar o dia 12 de fevereiro

Veja alguns dos eventos programados:

- Bahia

Para marcar o bicentenário do nascimento do cientista britânico Charles Darwin, pai da teoria da evolução das espécies pela seleção natural, acontece no próximo dia 12, a partir das 10h, no Cemitério dos Ingleses, na Barra, o plantio simbólico de árvores da Mata Alântica ameaçadas de extinção.

O evento é coordenado pelas secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Meio Ambiente (Sema), e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), com a participação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), do Consulado Britânico e do Grupo Ambientalista Gérmen. Na ocasião, será lançado o site sobre o bicentenário do cientista, nascido em 12 de fevereiro de 1909.

Em 28 de fevereiro, data em que se comemora a passagem do Beagle por Salvador, o Grupo Gérmen promoverá um cortejo carnavalesco, para recordar a participação de Darwin no Carnaval da cidade. Serão realizados, ainda, diversos eventos, simpósios e exposições interativas, na capital e no interior do Estado, ao longo de 2009.

Estão programados uma série de simpósios ligados à evolução. No dia 25 de março, o tema será “Aplicações tecnológicas do pensamento evolutivo: computação bio-inspirada”, com professores da Faculdade Mackenzie, São Paulo, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Nos dia 3 e 4 de junho, acontece o simpósio “Integrando o conhecimento atual sobre evolução”, com palestrantes da UFSC, UnB, Uerj, USP, e UFBA, entre outros.

Para outubro, está programado o encontro “Darwin na Bahia”. Os eicos temáticos serão História do pensamento evolutivo; A recepção do Darwinismo no Brasil; O pensamento evolutivo hoje.

Durante o encontro, também será feita a inauguração de marcos turísticos da passagem do Beagle e de Darwin por Salvador: monumento no local do antigo Hotel do Universo, na Praça Castro Alves, onde Darwin ficou hospedado em Salvador; Cemitério dos Ingleses, onde foram enterrados dois marinheiros do Beagle (Charles Musters e Boy Jones) e onde está também enterrado o importante naturalista escocês John Ligertwood Paterson.

- São Paulo

A revista Scientific American promove, nesta segunda-feira (9), a palestra “Darwin Revisitado”, para apresentar a edição especial dedicada ao trabalho do naturalista. O palestrante é Ulisses Capozzoli, editor da revista.

O evento acontece às 19h, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping, Pompéia - Rua Turiassú, 2100.

Já o Museu de Zoologia da USP realiza atividades durante toda a semana. De terça à sexta haverá a projeção de filmes da série Evolução, a incrível jornada da vida, Scientific America Brasil.

Serão realizadas ainda palestras, no próximo sábado, com Maria Isabel Landim, do Museu de Zoologia da USP (“Duzentos anos de Charles Darwin: de onde viemos e aonde queremos chegar”), Nélio Bizzo, da Faculdade de Educação da USP (“Duas críticas que mudaram o livro de Darwin”) e Diogo Meyer, do Instituto e Biociências da USP (“Revisitando grandes temas darwinianos”). Mais informações no site.

Rio de Janeiro

Já o Instituto Sangari Para marcar a data do bicentenário de seu nascimento, no dia 12 de fevereiro, o Instituto Sangari lança o livro "Charles Darwin, em um futuro não tão distante", organizado pelos professores e pesquisadores Maria Isabel Landim e Cristiano Rangel Moreira.

O livro é o resultado de palestras proferidas por renomados pesquisadores durante a apresentação da exposição Darwin, realizada no Brasil pelo Instituto Sangari em parceira com o American Museum of Natural History (AMNH), um dos maiores museus de história natural do mundo.

O lançamento do livro acontece no próximo dia 12/02/2009, na Livraria da Travessa, no Leblon Shopping, no Rio de Janeiro; e no dia 17/02/2009 na Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, em São Paulo.

Também na quarta-feira, 12 de fevereiro, a Uerj realiza palestras, das 16h às 19h, no 11º Andar, Bloco F. As palestras programadas são: "O Homem Charles Darwin", com Ricardo Campos da Paz, biólogo e professor da Unirio; "Efeitos Astronômicos sobre a Evolução Biológica", com Hélio Jaques Rocha Pinto, astrônomo e professor do Observatório do Valongo/UFRJ; "Biologia Evolutiva", com Robson Vera Cruz de Carvalho, biólogo, mestre em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ; "Psicologia Evolucionista – Fundamentos e Desenvolvimentos Contemporâneos", com Aline Melo de Aguiar e Rafael Vera Cruz de Carvalho, ambos psicólogos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Uerj.