Status da Nomenklatura científica: corrupção ativa desenfreada

quinta-feira, dezembro 02, 2010

E ainda dá para se acreditar nos cientistas??? Dá, mas cum grano salis cético localizado. Razão? São várias. A ciência é um construto humano para descrever, ainda que aproximadamente, a realidade do universo e da vida. Como construto humano, ela é elaborada por humanos - os cientistas, meramente humanos, são sujeitos às mesmas paixões e desvios como os demais. 

Não existe objetividade nos cientistas. Se você encontrar quem afirme isso, diga na lata: você é um mentiroso! pois as subjetividades e as cosmovisões influenciam todos os cientistas no fazer ciência normal no dia-a-dia.

Fraudes, falcatruas, plágios, desvios de verbas de pesquisas, promoções, indicações, e aprovações acadêmicas em troca de favores sexuais, fator QI [Quem Indica] y otras cositas mais. É, gente, a Nomenklatura científica tem a sua zona cinzenta, mas todo mundo vive assepticamente com seus jalecos brancos diáfanos consagrados do imaginário popular. Há exceções. Conheço várias. E, ainda bem, existem os conselhos de ética para corrigir esses desvios, mas pouco são alardeados na Grande Mídia: esprit des corps, chérie, é très chic, très chic!

No creo en brujas, pero que las hay, hay!!!