Revolta da Chibata tem exposição on-line

quarta-feira, dezembro 08, 2010

8/12/2010

Agência FAPESP – O Arquivo Público do Estado de São Paulo lançou uma exposição virtual sobre a Revolta da Chibata, que completou 100 anos em 2010.

A exposição para ser acessada pela internet contempla os principais momentos da Revolta, contexto histórico, motivos que levaram à deflagração do conflito e os desdobramentos do levante iniciado em 1910.




Exposição do Arquivo Público do Estado reúne ilustrações, artigos e notícias de jornais e de revistas da época, além de atividades pedagógicas (Arq. Estado)

O conflito, também conhecido como Revolta dos Marinheiros, foi um movimento de integrantes da marinha do Brasil que culminou com um motim que se desenrolou em novembro de 1910 na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, sob a liderança do marinheiro João Cândido Felisberto.

Maus-tratos, chibatadas, falta de qualidade na alimentação e a impossibilidade de formação de carreira provocaram a insatisfação dos marujos que decidiram se rebelar.

A exposição é dividida em nove salas que resgatam aspectos da história. Cada parte traz subtemas relacionados aos ideais republicanos, aos dias da Revolta na cidade do Rio de Janeiro, à cobertura jornalística e sua influência e ao desfecho do movimento, entre outros aspectos.

Entre os personagens centrais da Revolta da Chibata o destaque é o marinheiro João Cândido, líder do movimento.

Foram disponibilizados cerca de 230 ilustrações da imprensa da época, artigos e notícias de jornais e revistas. Além da exposição, o site traz propostas de atividades pedagógicas – com sugestões de exercícios por eixo temático – para serem trabalhadas em aulas de história, além de uma seleção de fontes para pesquisa.


+++++

NOTA IMPERTINENTE DESTE BLOGGER (ex-ateu comunista e agitador estudantil):

Diga NÃO, RESISTA ao PL-122 como está redigido atualmente, e provoque uma revolta que resultará na prisão de milhões de pessoas de subjetividades religiosas.

Crentes de todas as subjetividades religiosas, uni-vos! Nada tendes a perder, mesmo indo para a prisão, a não ser deixar suas confortáveis catacumbas e guetos religiosos!

EXISTIR É RESISTIR!!!