Mestrado em Filosofia das Ciências e da Matemática na Universidade Federal do ABC

terça-feira, dezembro 21, 2010

Mestrado em Filosofia das Ciências e da Matemática 

21/12/2010 

Agência FAPESP – A Universidade Federal do ABC abriu processo seletivo para o mestrado no recém-aprovado Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática. As inscrições vão até 8 de janeiro de 2011e o início das aulas está previsto para fevereiro. 

São oferecidas 20 vagas que se destinam preferencialmente a formados e licenciados em biologia, filosofia, física, história, matemática e química, mas não exclui a participação de egressos de outras áreas relacionadas à ciência e tecnologia. 

As três linhas de pesquisa são “Ensino-aprendizagem em ciências e matemática”, “História das ciências e matemática” e “Filosofia da ciência e epistemologia”. Um dos objetivos do programa é desenvolver pesquisa científica e tecnológica de fronteira. 

O processo seletivo será composto por uma fase única, classificatória e eliminatória e subdividida em duas etapas. A primeira será a análise do projeto de pesquisa e documentos acadêmicos (curriculum vitae, histórico escolar e cartas de recomendação externas). A segunda fase será uma entrevista com o candidato. 

Os candidatos aprovados no processo seletivo serão submetidos à prova de suficiência em língua estrangeira (inglês). 

A inscrição deverá ser efetuada na Secretaria de Pós-graduação da UFABC, 8º andar, bloco B, localizada na Rua Santa Adélia, 166, Bairro Bangu, Santo André (SP) ou pelos correios, via Sedex.