Jerry Coyne, honestamente, 'falou e disse': quase nenhuma pesquisa evolucionária é repetida por outros pesquisadores

sexta-feira, dezembro 10, 2010


“Eu sou inclinado a concordar com Lehrer sobre pesquisas no meu próprio campo de biologia evolucionária. Quase que nenhuma das descobertas são replicadas, há um prêmio em publicar resultados positivos, e, diferente de algumas outras áreas, as descobertas em biologia evolucionária, necessariamente, não se constroem uma em cima da outra: os pesquisadores geralmente não têm que repetir o trabalho de outras pessoas como base para o seu próprio trabalho. (Eu estou falando, na maior parte, de trabalho experimental, não de coisas como estudos de fósseis transicionais.) O mesmo para a ecologia. Mas, isso não quer dizer que tudo seja arbitrário. Eu estou bem certo, por exemplo, que a razão por que os híbridos interespecíficos na Drosophila são estéreis enquanto que as fêmeas não são (“regra de Haldane”) reflete os genes cujos efeitos em esterilidade híbrida são recessivos. Isso tem sido demonstrado por diversos pesquisadores. E eu estou igualmente certo que os humanos são mais aproximadamente relacionados com os chimpanzés do que com os orangutangos. Mesmo assim, quando uma nova descoberta aparece, eu frequentemente me deparo imaginando se isso ficaria de pé se alguém repetisse a pesquisa, ou o fizesse em uma outra espécie.” 


“I tend to agree with Lehrer about studies in my own field of evolutionary biology. Almost no findings are replicated, there’s a premium on publishing positive results, and, unlike some other areas, findings in evolutionary biology don’t necessarily build on each other: workers usually don’t have to repeat other people’s work as a basis for their own. (I’m speaking here mostly of experimental work, not things like studies of transitional fossils.) Ditto for ecology. Yet that doesn’t mean that everything is arbitrary. I’m pretty sure, for instance, that the reason why male interspecific hybrids inDrosophila are sterile while females aren’t (“Haldane’s rule”) reflects genes whose effects on hybrid sterility are recessive. That’s been demonstrated by several workers. And I’m equally sure that humans are more closely related to chimps than to orangutans. Nevertheless, when a single new finding appears, I often find myself wondering if it would stand up if somebody repeated the study, or did it in another species.”


+++++

NOTA CAUSTICANTE DESTE BLOGGER:

Ué, mas a teoria da evolução através da seleção natural, a maior ideia que toda a humanidade já teve, tão certa como a lei da gravidade, e a Terra gira em torno do Sol, não tem a maior parte de suas pesquisas reproduzidas pela comunidade científica?

Gente, eu nem quero estar na pele do Jerry Coyne. Os agentes da KGB da Nomenklatura científica vão dar uma chincha no Jerry por este pecado mortal cometido contra Darwin.

E ainda dizem que a Teoria do Design Inteligente não é ciência porque não é repetida em outras pesquisas, e sendo assim, não passaria no teste de justificação teórica. Ué, é só explicar através dos processos evolucionários lentos e graduais através de muitas e muitas eras como se originou a complexidade irredutível em sistemas biológicos e a origem da informação complexa especificada como a do DNA. Se conseguirem, aí sim terão falseado as teses do DI, e nós iríamos chupar manga no Hawai.

Fui, nem sei por que, pensando que a honestidade do Jerry Coyne precisa crescer no meio dos biólogos evolucionários.