Revista GEMInIS é lançada - UFSCar

segunda-feira, dezembro 06, 2010

6/12/2010

Agência FAPESP – O Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançará nesta terça-feira (7/12) a primeira edição da Revista GEMInISM, voltada à publicação de artigos que tratam da produção de mídias audiovisuais para múltiplas plataformas.

De periodicidade semestral, o veículo eletrônico é organizado pelo Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS), coordenado pelo professor João Massarolo do Departamento de Artes e Comunicação.



Publicação eletrônica do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som da UFSCar aborda a comunicação em múltiplas plataformas (divulgação)

Segundo os editores, a Revista GEMInIS busca aproximar o discurso acadêmico da realidade do mercado contemporâneo da comunicação, seja do grande produtor ao consumidor gerador de conteúdos.

A publicação aceita contribuições em três categorias: artigos científicos, produção artística e resenha de obras. Cada edição contempla um dossiê a partir de uma temática específica, além de um espaço para artigos de abordagens diversas.

Convergência midiática, contribuições sobre a narrativa audiovisual e a cultura participativa, questões sobre a ficção seriada, os novos formatos de narrativa transmidiática, a web e os novos espaços de circulação da produção audiovisual, assim como a produção cinematográfica, televisiva e de videogames são alguns dos temas centrais da revista.

A primeira edição da revista traz como tema a ficção audiovisual seriada. “A ficção seriada diante da convergência tecnológica e midiática”, “Telenovela brasileira: fascínio, projeção e identificação”, “Quando a história vira entretenimento”, “Os efeitos sonoros no seriado House M.D” são alguns dos artigos presentes na primeira edição.