Pragmatismo descarado: chegou a hora de tirar proveito!

sexta-feira, dezembro 04, 2009

JC e-mail 3903, de 03 de Dezembro de 2009.

9. Chegou a hora, artigo de Connie Hedegaard

"Agora é a hora de agir e agora é a hora de se tirar proveito do momento político"

Connie Hedegaard é ministra da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Copenhague-2009. Artigo publicado em "O Globo":

Há momentos na História em que o mundo pode escolher seguir diferentes caminhos. A Conferência Climática COP15 em Copenhague é um desses momentos decisivos. Podemos escolher o caminho rumo à prosperidade verde e um futuro mais sustentável. Ou podemos escolher um beco sem saída e não fazer nada sobre mudanças climáticas, deixando uma conta enorme a ser paga pelos nossos filhos e netos. Certamente, não é uma escolha tão difícil.

O objetivo do governo dinamarquês é claro e sem ambiguidade: estamos trabalhando por um acordo global ambicioso que reduz a emissão de gases de efeito estufa e fornece adaptação, tecnologia e financiamento. Ademais, Copenhague deverá incluir um prazo para a definição de um acordo de comprometimento legal. O tempo é essencial. Para cada dia que esperamos, o preço e as consequências potencialmente catastróficas das mudanças climáticas aumentam.

De acordo com a Agência Internacional de Energia, ao longo dos anos as perdas por inatividade nos custarão US$ 500 bilhões. Devemos fazer com que a pressão surta efeito e usar o momento político para que os líderes mundiais cumpram com suas responsabilidades e ajam prontamente com relação às mudanças climáticas.

O prazo Copenhague funciona. Governos de todos os países, um a um, estão se pronunciando previamente à conferência, a realizar-se no próximo mês. Recentemente, vimos metas concretas de Brasil e Coreia do Sul, e a Rússia aumentou sua oferta.

O presidente Obama anunciou as metas dos EUA, não somente para 2020, mas talvez mais perceptíveis para 2025 e 2030. 4% abaixo comparado a 1990 não seja talvez o que o mundo estava esperando, mas os Estados Unidos aparentam saber que o preço por chegarem mais tarde é que o caminho para reduções após 2020 será mais íngreme, com 18% abaixo dos níveis de 1990 em 2025 e 32% em 2030. É, também, novo e muito encorajador que a China avance internacionalmente.

Tudo isso é um sinal claro de que o prazo de Copenhague está funcionando e líderes mundiais estão sentindo a pressão das expectativas dos cidadãos, da sociedade empresarial e do restante da sociedade. Agora é hora de os líderes atenderem aos pleitos em favor do nosso planeta e entregar resultados em Copenhague.

A Dinamarca não definiu dezembro de 2009 como o prazo. Com o Plano de Ação de Bali de 2007, o mundo como um todo decidiu que a COP15 em Copenhague é um ponto crucial na campanha para colocar o mundo em um rumo mais sustentável. 192 países se alistaram a este mandato e agora nós não podemos deixar o prazo escorregar de nossas mãos. Agora é a hora de agir e agora é a hora de se tirar proveito do momento político. Líderes no mundo prometeram aos cidadãos do planeta uma solução. Agora é a hora de cumprir com essa responsabilidade e apresentar em Copenhague um ambicioso e verdadeiro acordo sobre mudanças climáticas globais.

O conteúdo de um acordo é basicamente de quatro desafios que precisam de soluções. O acordo deve envolver um comprometimento no médio e no longo prazos de objetivos de redução de gases de efeito estufa para países desenvolvidos.

E isso deverá colocar as grandes economias desenvolvidas em um caminho mais limpo e mais verde rumo à prosperidade. Por fim, o acordo precisa dar assistência aos países vulneráveis - aqueles que são atingidos mais forte e primeiramente. O acordo deve trazer à mesa um novo e verdadeiro financiamento adicional - alguns dos quais têm de financiar adaptação nos países em desenvolvimento - e um acordo tem de ser alcançado de maneira que consigamos disseminar e desenvolver tecnologia e conhecimento. Esses são os quatro pilares que em Copenhague devemos nos apoiar.

E nós devemos resolver isso. Não temos alternativa. Nós temos de lidar com as mudanças climáticas e devemos fazer isso agora. Copenhague é o prazo. O tempo acabou. Vamos finalizar o trabalho.
(O Globo, 3/12)

+++++

Por essas e outras, continuo ainda mais cético localizado de o aquecimento global ser antropogenicamente provocado.

Tirem as crianças da sala, e se tiver pruridos evangélicos, não leia: isso é ciência feita na coxa!!!