Edital do CNPq seleciona bolsistas de pós-graduação em microeletrônica

quinta-feira, dezembro 17, 2009

JC e-mail 3913, de 17 de Dezembro de 2009.

26. Edital do CNPq seleciona bolsistas de pós-graduação em microeletrônica

Prazo para a submissão de propostas à segunda chamada do Edital 17/2009 vai até 29 de janeiro

O objetivo é apoiar e promover a consolidação dos programas de pós-graduação na área de microeletrônica, por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado. Serão investidos R$ 6 milhões oriundos do Fundo Setorial de Tecnologia da Informação (CT-INFO). As inscrições vão até 29 de janeiro de 2010.

Existem duas linhas de apoio. A primeira contempla dispositivos e projetos de fabricação onde estão englobadas as etapas de processo e o seu modelamento, assim como as ferramentas computacionais utilizadas. Também fazem parte do segmento as estruturas micro-eletro-mecânicas, optoeletrônicas e mostradores (displays), além do desenvolvimento de tecnologia para encapsulamento dos circuitos e o estudo da confiabilidade.

A segunda linha é destinada ao núcleo de projeto e teste de circuitos, sistemas integrados e ferramentas computacionais de apoio a estas atividades e contempla projetos de Sistemas em Chip (SoC), de núcleos (IPs) e das ferramentas computacionais associadas; sistemas embarcados incluindo software e aplicações; projeto, verificação, simulação, prototipagem, teste de circuitos e sistemas integrados; circuitos integrados digitais, analógicos, de RF, mistos e micro-eletro-mecânicos. O prazo de execução dos projetos é dois anos.

O proponente deve possuir título de doutor, ou livre docente, e ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, ser o coordenador do projeto e orientador dos estudantes indicados para as cotas de bolsas. O auxílio é individual e tem o prazo de dois anos para bolsas de mestrado e quatro anos para as de doutorado. Os projetos devem ser encaminhados exclusivamente por meio do Formulário de Propostas Online , disponível na Plataforma Carlos Chagas.

O edital está em
(Assessoria de Comunicação do CNPq)