18. Homens alteram o clima desde a pré-História
Caça ao mamute permitiu a proliferação de plantas, o que aumentou absorção de radiação solar
Ao caçarem os últimos mamutes que caminhavam sobre a Terra, os homens antigos acabaram contribuindo para o aquecimento global milhares de anos antes de a civilização moderna começar a queimar combustíveis fósseis, mostra estudo sobre mudanças climáticas pré-históricas divulgado ontem.
De acordo com os pesquisadores da Carnegie Institution for Science, a extinção destes gigantescos animais herbívoros contribuiu para a proliferação de pequenas árvores dentro e no entorno do Ártico, escurecendo uma região em sua maior parte desolada e reflexiva, o que acelerou o aumento das temperaturas em todo Polo Norte.
Isso porque o avanço da vegetação rumo ao norte diminuiu o chamado "efeito albedo", segundo o qual a substituição da neve e do gelo esbranquiçados por uma superfície mais escura faz com que mais radiação solar seja absorvida, criando um ciclo que se auto-alimenta.
Apesar de a última Idade do Gelo já estar a caminho do seu fim quando os últimos mamutes foram mortos, a descoberta sugere que a atividade humana já afetava o clima global séculos antes do que se pensava, embora seus efeitos sejam minúsculos se comparados com os provocados pelas atuais queimas de carvão, gasolina e outros combustíveis.
De acordo com o estudo, o aumento da cobertura vegetal aqueceu as regiões boreais da Sibéria e da América do Norte em 0,2o C num período de vários séculos. Enquanto isso, a temperatura média da Terra já aumentou em 0,74o C desde o início do século XX, sendo que a alta pode ter sido até o dobro no Ártico.
- Não estamos dizendo que o efeito foi grande. A questão de nosso estudo não é o seu tamanho, mas o fato de ser um efeito humano - defendeu Chris Field, diretor do Carnegie e um dos autores do estudo.
(O Globo, 16/7)
+++++
NOTA DESTE BLOGGER:
Que há mudanças climáticas não se discute. O que se discute cientificamente é se este fenômeno é totalmente provocado pelo homem. Há controvérsia, mas o discurso que prevalece é a demonização dos céticos e críticos como negacionistas apesar de suas credenciais acadêmicas.
Solução para salvar o planeta: SUICIDE-SE!!!
+++++
Vote neste blog para o prêmio TOPBLOG 2010.