Richard Feynman disse isso numa convenção de professores americanos em 1966:
"Nós temos muitos estudos em ensino, por exemplo, nos quais as pessoas fazem observações, elaboram listas, fazem estatísticas, e assim por diante, mas mesmo assim, isso não se torna ciência estabelecida, conhecimento estabelecido. Eles são meramente uma forma imitadora de ciência-- análogos aos campos de pouso do Mar do Sul, torres de rádio, etc., feitos de madeira. Os habitantes das ilhas esperam a chegada de um grande avião. Eles até construíram aviões de madeira do mesmo formato como eles vêem nos campos de pouso dos estrangeiros ao redor deles, mas estranhamente o suficiente, seus aviões de madeira não voam. Os resultados desta imitação pseudocientífica é produzir especialistas, que muitos de vocês são. Vocês professores que estão ensinando realmente as crianças lá no fundo de pilha podem, talvez, duvidar dos especialistas de vez em quando. Aprendam da ciência que você deve duvidar dos especialistas. Na verdade, eu também posso definir a ciência de outro jeito: A ciência é a crença na ignorância dos especialistas." (The Physics Teacher, What is science -- September 1969 -- Volume 7, Issue 6, pp. 313-320,
"We have many studies in teaching, for example, in which people make observations, make lists, do statistics, and so on, but these do not thereby become established science, established knowledge. They are merely an imitative form of science-- analogous to the South Sea island airfields, radio towers, etc., made out of wood. The islanders expect a great airplane to arrive. They even build wooden airplanes of the same shape as they see in foreigners' airfields around them, but strangely enough, their wood planes do not fly. The results of this pseudoscientific imitation is to produce experts, which many of you are. You teachers who are really teaching children at the bottom of the heap can maybe doubt the experts once in a while. Learn from science that you must doubt the experts. As a matter of fact, I can also define science another way: Science is the belief in the ignorance of experts." (The Physics Teacher, What is science -- September 1969 -- Volume 7, Issue 6, pp. 313-320, http://dx.doi.org/10.1119/1.2351388)
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NOTA IMPERTINENTE DESTE BLOGGER:
Ser cético em ciência é fundamental, e este ceticismo é extensivo a todo corpus científico. Não existe Theoria perennis em ciência. É por isso que este blogger, a la Feynman, incita aos alunos do ensino médio e superior a questionarem as teorias da origem e evolução do universo e da vida. Leiam este blog e encostem seus professores na parede. Exijam mais empirismo em vez de cenários (histórias da carochinha) que passam como se fosse ciência, e é apenas make believe. Botem pra quebrar (no bom sentido) em suas aulas de ciência, pois vocês estão sendo engabelados nesta área e com o aval do MEC/SEMTEC/PNLEM.
Feynman, eu não sabia que você era meio anarquista epistêmico a la Feyerabend.
Fui, nem sei por que, sorrindo e vendo no horizonte uma revolução no meio dos jovens que não vão se contentar com patacoadas ideológicas, mas vão exigir o ensino mais rigoroso da ciência e duvidando dos especialistas e dizendo na cara deles que a prática da ciência exige isso. Mandem ver, galera. Estraguem a festa dos atuais mandarins da Nomenklatura científica. Desçam o cacete (no bom sentido retórico) no materialismo filosófico que posa como se fosse ciência.
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