FAPESP e agência canadense lançam chamada

terça-feira, junho 29, 2010

29/6/2010

Agência FAPESP – A FAPESP e a AUF, do Canadá, publicam chamada de propostas para selecionar projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativos. As propostas podem ser em todas as áreas do conhecimento, envolvendo o intercâmbio de curta duração de pesquisadores e estudantes participantes nos projetos selecionados.

Os projetos devem ser desenvolvidos por equipes de instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado de São Paulo e por pesquisadores associados a instituições de pesquisa ou universidades membros da AUF nas Américas.


Chamada com Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) apoiará propostas de pesquisa colaborativa em todas as áreas do conhecimento com intercâmbio de pesquisadores e estudantes (foto: FAPESP)

Os projetos devem envolver o intercâmbio de pesquisadores, de bolsistas de pesquisa em pós-doutoramento e de estudantes bolsistas matriculados em cursos de pós-graduação (a partir do mestrado ou equivalente), participantes dos projetos selecionados.

As propostas dos candidatos do Estado de São Paulo devem ser submetidas à FAPESP e as propostas dos candidatos de instituições de pesquisa ou de universidades membros da AUF nas Américas devem ser submetidas à AUF. Propostas submetidas a apenas uma das agências não serão avaliadas.

A chamada está aberta a dois tipos de modalidades de propostas. A Modalidade I compreende projetos de pesquisa iniciais, com objetivos comuns, nos quais as atividades dos pesquisadores do Estado de São Paulo e dos pesquisadores de estabelecimentos membros da AUF nas Américas serão financiadas, respectivamente, pela FAPESP e pela AUF.

As propostas dos pesquisadores do Estado de São Paulo devem ser apresentadas à FAPESP como propostas de Auxílio à Pesquisa – Regular. As propostas dos pesquisadores de estabelecimentos membros da AUF nas Américas deverão ser apresentadas dentro dos programas regulares da AUF como concessão de subvenção de pesquisa.

A Modalidade II compreende solicitações de recursos suplementares a pesquisa em andamento na FAPESP (Auxílio à Pesquisa – Regular ou Temático, Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes ou Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão) e apoio a pesquisas em andamento na AUF, para intercâmbio de curta duração de pesquisadores e estudantes bolsistas do Estado de São Paulo.

A chamada prevê o desembolso anual de até US$ 150 mil de parte da FAPESP e igual valor de parte da AUF para o financiamento das propostas selecionadas nas duas modalidades.

As propostas para a chamada FAPESP-AUF (Chamada FAPESP 09/2010) serão recebidas até o dia 28 de outubro de 2010.

Mais informações: www.fapesp.br/acordos/auf

+++++