USP tem novo vice-reitor

quarta-feira, março 17, 2010

16/3/2010

Agência FAPESP – O professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) Hélio Nogueira Cruz é o novo vice-reitor da Universidade de São Paulo (USP).

A nomeação foi assinada pelo governador, José Serra, e publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo no sábado (13/3). Com 185 votos, Hélio Nogueira da Cruz foi o primeiro colocado na lista tríplice para vice-reitor, encaminhada ao governador. Na votação do Colégio Eleitoral, formado por 323 membros do Conselho Universitário da USP e dos Conselhos Centrais, Cruz conseguiu maioria absoluta. A eleição foi realizada no dia 9 de março.

Cruz já ocupou o cargo de vice-reitor de 2002 a 2006. Possui graduação, mestrado e doutorado em economia pela USP e pós-doutorado na mesma área pela Universidade Yale, nos Estados Unidos. Atualmente, é professor titular da FEA.

O novo vice-reitor pesquisa temas relacionados aos desdobramentos dos avanços científicos e tecnológicos sobre o setor industrial brasileiro. Coordena, desde 2006, estudos sobre políticas públicas. Além disso, tem se dedicado a temas relacionados à educação superior e à gestão universitária.

Cruz também se destacou na carreira de administrador acadêmico. Presidiu diversas comissões como vice-reitor. Também foi presidente do Conselho Curador da Fuvest, conselheiro da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Atualmente, participa do Conselho Curador da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Mais informações: www.usp.br