Bolsas nas áreas de Ciências Agrícolas e Direitos Humanos

segunda-feira, março 29, 2010

JC e-mail 3978, de 29 de Março de 2010.

27. Bolsas nas áreas de Ciências Agrícolas e Direitos Humanos

Comissão Fullbright recebe inscrições até 31 de maio

A Comissão para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright) está com inscrições abertas para dois programas de bolsas.

A primeira oportunidade (Bolsa Fulbright em Direitos Humanos na Universidade de Notre Dame, em Indiana, EUA) destina-se a doutores brasileiros com pelo menos dez anos de experiência profissional qualificada na área de direitos humanos e produção intelectual compatível.

A bolsa será concedida no período de janeiro a maio de 2011. Será dada preferência a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica prévia nos EUA.

Já a bolsa Fulbright em Ciências Agrícolas na Universidade do Nebraska, em Lincoln (EUA) destina-se a professores e pesquisadores das áreas de ciências agrícolas.

A bolsa também será concedida para o período de janeiro a maio de 2011. Terão preferência candidatos que atuem nas áreas de bioenergia com ênfase em biodiesel, gaseificação, matéria primas de biomassa e áreas afins, com pouca ou nenhuma experiência acadêmica prévia nos EUA.

Os interessados deverão comprovar, entre outros pontos, dez anos de experiência profissional qualificada na área de ciências/políticas com produção intelectual compatível e fluência em inglês, compatível com o bom desempenho nas atividades previstas.

Ambas as bolsas terão vigência no período de janeiro a maio de 2011.

Os programas prevêem a concessão de bolsa (por tempo determinado) no valor mensal de US$ 4.500,00 e auxílio instalação de US$ 2.000,00; passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional; seguro saúde; moradia, sem custos; e acesso às instalações e serviços da universidade, tais como escritório, internet, laboratórios, e bibliotecas.

Mais informações no site da Fulbright: www.fulbright.org.br