Cientistas de Ribeirão Preto

sexta-feira, março 26, 2010

26/3/2010

Agência FAPESP – Cientistas de Ribeirão Preto – volume 2 foi lançado nesta quinta-feira (25/3), na cidade do interior paulista. Organizado por José Aparecido Da Silva e Rosemary Conceição dos Santos, o livro reúne 78 perfis de pesquisadores da região.

Na sequência do primeiro volume, lançado em 2007, o livro apresenta detalhes das trajetórias acadêmicas e pessoais de cientistas de diferentes instituições de ensino, públicas e privadas.



Livro reúne perfis de pesquisadores de destaque na região, com detalhes da trajetória pessoal e acadêmica

Uma das principais mudanças da nova obra está na estrutura narrativa. No primeiro volume, as histórias são narradas pelos organizadores, que colheram informações a partir de entrevistas e de fontes de acesso público como a Plataforma Lattes.

“No segundo volume, a narrativa é em primeira pessoa, como se os pesquisadores contassem suas histórias para os alunos. Eles respondem às questões centrais, que giram em torno das motivações pela carreira, razões para a pesquisa, futuro das pesquisas ou o que aprenderam com as viagens de caráter científico”, disse Da Silva, professor do Departamento de Psicologia e Educação da USP de Ribeirão Preto, à Agência FAPESP.

Ele conta que o convite aos cientistas foi feito por e-mail, na tentativa de abranger e equilibrar pesquisadores de diferentes unidades e áreas do conhecimento. “As entrevistas foram feitas por e-mail, telefone ou presencialmente”, disse.

Nas histórias narradas, os pesquisadores contam como começaram na carreira e falam dos desafios que encontraram. “O que chama a atenção, na maioria das histórias, é que muitos tiveram grandes dificuldades para se graduar e lutaram bastante para obter o mestrado e o doutorado”, destacou.

Além das atividades acadêmicas, os perfis ressaltam aspectos mais subjetivos, como “qualidade de vida” e “bem-estar subjetivo”. A maioria relaciona o bem-estar ao ato de ler, assistir a filmes ou ouvir músicas.

É o caso do professor Geraldo Passos, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Passos, que coordena com apoio da FAPESP o Projeto Temático “Controle do Transcriptoma no Diabetes Mellitus”, sugere aos alunos livros e músicas. “Indico os livros O acaso e a necessidade, de Jacques Monod, O gene egoísta, de Richard Dawkins, e, em música, qualquer bom solo de piano”, disse.

Outro perfil é de Lionel Segui Gonçalves, professor aposentado da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da mesma instituição e membro da Academia Brasileira de Ciências. Gonçalves é um dos principais pesquisadores no país sobre abelhas Apis mellifera e, no livro, lembra de seu orientador Warwick Estevam Kerr, introdutor das abelhas africanas no Brasil, em 1956, e primeiro diretor científico da FAPESP.

Cientistas de Ribeirão Preto – volume 2 traz dezenas de outros profissionais de destaque, como Suely Vilela, ex-reitora da USP e membro do Conselho Superior da FAPESP, Anderson Tadeu Berezowski, professor da FMRP, Elucir Gil, professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, e Lucélio Couto, da Universidade de Ribeirão Preto.

De acordo com Da Silva, algumas características são comuns à maioria dos perfis. “Além da dificuldade para se formar, grande parte dos pesquisadores realizou mestrado e doutorado com apoio de agências financiadoras como a FAPESP. Outro ponto é que quase todos têm pós-doutorado no exterior e têm publicado em revistas internacionais”, disse.

No primeiro volume, os livros foram distribuídos gratuitamente entre os calouros e também disponibilizados na internet. “Com o segundo vamos cobrar pelos livros, mas vamos destinar os recursos para a Academia de Ciências de Ribeirão Preto, da qual faço parte. O dinheiro será utilizado para pagar uma bolsa de iniciação científica”, afirmou.

A intenção dos autores do livro é fazer um terceiro volume com os 100 pesquisadores de Ribeirão Preto mais citados na literatura internacional.

Título: Cientistas de Ribeirão Preto
Organizadores: José Aparecido Da Silva e Rosemary Conceição dos Santos
Páginas: 213
Preço: R$ 35
Mais informações: www.pcarp.usp.br, jadsilva@usp.br