JC e-mail 3979, de 30 de Março de 2010.
6. Universidade precisa aproximar pesquisa da sociedade
Recomendação foi feita durante a Conferência Nacional de Educação (Conae)
As pesquisas desenvolvidas nas universidades devem estar alinhadas com as necessidades da sociedade, abordando, por exemplo, como utilizar biodiversidade sem destruí-la ou como aumentar a participação social de populações do campo. A recomendação foi feita durante a Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontece até quinta-feira (1/4) em Brasília (DF).
"A universidade brasileira guarda uma herança histórica de sua formação. Ainda se encontram vestígios de paternalismo, funcionalismo e baixa autonomia", avaliou o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloísio Teixeira, durante o evento. "As iniciações científicas, por exemplo, não bastam. O ideal seria um currículo que contemplasse atividades de pesquisa e extensão".
A mesma carência é verificada nas pesquisas de pós-graduação, segundo o presidente da Comissão Nacional de Avaliação de Iniciação Científica do CNPq, Isaac Roitman. "As universidades têm que olhar para si mesma, coisa que fazem muito bem, e olhar também para sociedade, o que fazem muito mal".
(Sarah Fernandes, do UOL Educação, 29/3)