JC e-mail 3966, de 11 de Março de 2010.
28. UFMG sediará congresso internacional sobre computação evolutiva
Evento será realizado em abril do próximo ano
A UFMG sediará a sexta edição do Congresso Internacional sobre Computação Evolutiva Multicritérios, evento nunca antes realizado no hemisfério Sul.
O anúncio sobre a aceitação da candidatura do Brasil foi feito recentemente ao presidente da comissão organizadora, Ricardo Takahashi, professor do Departamento de Matemática da universidade.
Segundo ele, o congresso é um evento científico da computação, em especial da área de inteligência artificial, que reunirá cerca de cem especialistas de todo o mundo que tiverem seus trabalhos aprovados pelo comitê de programação, composto por pessoas de 30 países.
A abordagem do tema "múltiplos critérios" em projetos tecnológicos envolve a busca simultânea por melhorias em mais de um aspecto, como padrão de qualidade e custo, por exemplo. Na opinião de Takahashi, o fato de sediar o evento aumenta a visibilidade da UFMG, marcando sua presença em uma área fronteira, que se desenvolveu a partir dos anos 1990.
A primeira edição do congresso foi realizada na Suíça e as seguintes em Portugal, México, Japão e França. "Em abril de 2008, na quinta edição, três países apresentaram proposta para receber o evento de 2011: Espanha, Austrália e Brasil", conta o professor.
(Assessoria de Imprensa da UFMG)