Seguindo os passos de Darwin no Brasil, menos os do racismo, é claro!

quinta-feira, novembro 27, 2008

JC e-mail 3650, de 27 de Novembro de 2008.

7. Começa expedição que vai refazer os passos de Darwin

Parente do naturalista inaugura placa no Jardim Botânico

Paulo Roberto Araújo escreve para “O Globo”:

Cento e setenta e seis anos depois de o naturalista britânico Charles Darwin se encantar com as belezas naturais do Rio, seu tataraneto, o cientista e escritor Randal Keynes, está trilhando os mesmos caminhos do seu antepassado. Ele faz parte do grupo que participa da expedição “Caminhos de Darwin”, que partiu ontem do Jardim Botânico do Rio com destino ao interior.




Imagem do Wired

Keynes inaugurou, no Jardim Botânico, a primeira das 12 placas comemorativas, mostrando o trajeto de Darwin e exibindo observações do seu diário. A expedição vai percorrer todos os pontos de 12 municípios que o britânico visitou, terminando no domingo, em Niterói. Participam dela cientistas, professores, estudantes e jornalistas. Hoje, haverá uma almoço com quilombolas na Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, que foi visitada por Darwin, um defensor da abolição da escravatura.

[NOTA IMPERTINENTE DESTE BLOGGER: No seu livro menos lido e pesquisado, “The Descent of Man”, Darwin predisse que um dia as raças superiores [os europeus, é claro!] ‘eliminariam’ [manu militari, é claro!] as raças inferiores. Mas, em se tratando de Darwin, e tutti cosa nostra, ninguém fala nada, capice?]

- Eu tinha uma grande expectativa sobre o Rio, mas o que encontrei aqui é ainda muito melhor do que eu esperava. Estou muito animado por estar nesta expedição e muito feliz por encontrar todas as pessoas que dela participarão. Algumas são descendentes das pessoas que Darwin conheceu, disse Keynes.

A expedição é organizada pela Casa da Ciência e pelo Departamento de Recursos Minerais (DRM), com participação das prefeituras.
(O Globo, 27/11)