UFMG inaugura supercomputador

quarta-feira, março 10, 2010

JC e-mail 3965, de 10 de Março de 2010.

19. UFMG inaugura supercomputador

Máquina é a maior do Brasil utilizado para fins acadêmicos

Com 848 processadores, de dois megabytes cada, e disco rígido de 40 terabytes, o supercomputador do Instituto de Ciências Exatas (Icex) da UFMG inaugurado na tarde desta terça-feira, 9 de março, é o maior do Brasil utilizado para fins acadêmicos.

A nova máquina promete ser um diferencial para as áreas de pesquisa da UFMG. "Ele vai gerar um impulso no Icex e na própria Universidade", afirmou a vice-reitora Heloísa Starling, na abertura da cerimônia de inauguração.

Segundo o diretor do Laboratório de Computação Científica (LCC/Icex), Márcio Bunte, o computador pode, por exemplo, simular reações químicas complexas realizadas em laboratório. "Os experimentos podem ser feitos de forma mais segura, sem risco de explosão ou acidentes", disse.

Na área da biologia, será possível realizar pesquisas mais avançadas sobre DNA, uma vez que a máquina tem capacidade de armazenamento e processamento de dados muito grande.

Sua aquisição também deve ter impacto nas áreas de química, física quântica, engenharia, geociência, bioinformática e computação. Bunte ressalta, no entanto, que o novo computador "não é fácil de usar", por isso haverá uma equipe do LCC responsável por auxiliar os pesquisadores na utilização da máquina, que poderá ser acessada por várias pessoas ao mesmo tempo.

Márcio Bunte conta que a pró-reitoria de pesquisa da UFMG designou uma comissão de professores para fazer a escolha do novo equipamento. Essa equipe teve que levantar a demanda da comunidade acadêmica através de questionários, para então definir a configuração necessária para a máquina.

Contando com recursos de R$ 1 milhão, dos quais R$ 200 mil foram utilizados no processo de compra, a equipe sugeriu uma configuração mínima de 256 processadores, de megabytes cada, e 10 terabytes de disco, além de software, treinament e garantia. Mas a empresa vencedora da concorrência ofereceu, pelo mesmo preço, uma máquina com capacidade quatro vezes maior.

"Não estávamos preparados para receber uma máquina desse tamanho. Ela consome mais energia, precisa de um sistema de refrigeração mais eficiente. Por isso demoramos cerca de um ano para conseguir adequar nossas instalações", lembra Bunte.

O supercomputador está instalado no Centro regional do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad) do Ministério de Ciência e Tecnologia, vinculado ao Laboratório de Computação Científica (LCC) do ICEx.

(Assessoria de Imprensa da UFMG)