USP aprova licenciatura em educomunicação
24/11/2009
Agência FAPESP – O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou a criação do curso de licenciatura em educomunicação. O novo curso integrará o vestibular da Fuvest em 2010, para ingresso em 2011.
Apresentado pelo Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o projeto obteve 67 indicações de um total de 86 votantes.
O curso apresentará carga horária de 2,8 mil horas e duração de quatro anos. Será oferecido no período noturno a partir de fevereiro de 2011.
“O novo curso pretende potencializar as ações desses profissionais (educomunicadores), assim como as práticas dos que, nos meios de comunicação, especialmente jornais, emissoras de rádio e de TV, se dedicam à comunicação educativa”, disse Ismar de Oliveira Soares, professor de Departamento de Comunicações e Artes e um dos idealizadores do projeto.
“Poderá ainda atuar no desenvolvimento de projetos destinados a qualificar a expressão comunicativa da comunidade escolar, fazendo uso das linguagens da comunicação, das artes, assim como das tecnologias da informação, tanto no ensino básico como no superior”, disse.
Uma equipe multidisciplinar de 19 professores doutores, especialistas em teorias, linguagens e gestão da comunicação, educação, teoria e crítica das artes e tecnologias da informação assumirá as disciplinas e a direção do novo programa.
Mais informações: www.eca.usp.br