UFPA lança premiação para teses de doutorado

quinta-feira, novembro 26, 2009

JC e-mail 3898, de 26 de Novembro de 2009.

21. UFPA lança premiação para teses de doutorado

Prêmio Professor Benedito Nunes será atribuído como forma de reconhecimento e estímulo a pesquisadores e a programas de pós-graduação dos Institutos de Ciências da Arte, de Filosofia e Ciências Humanas e de Letras da universidade

A Universidade Federal do Pará lançou, nesta terça-feira, dia 24 de novembro, o Prêmio Professor Benedito Nunes de teses, que concederá R$ 5 mil ao melhor trabalho de doutorado defendido nos programas de pós-graduação dos Institutos de Ciências da Arte, de Filosofia e Ciências Humanas e de Letras da instituição.

A premiação homenageia o filósofo e escritor Benedito Nunes. Referência de intelectualidade na Amazônia, o filósofo completou, neste mês de novembro, 80 anos de vida.

"Por meio do Prêmio, a partir de agora, meu nome estará para sempre ligado a uma instituição que produz conhecimento permanentemente e que ele seja sempre um incentivador da produção acadêmica na área de artes, ciências Humanas, comunicação e letras", disse Benedito Nunes.

"Gostaria que este prêmio fosse visto não só como um presente para mim, mas também como um presente para os outros, como forma de propiciar o adiantamento intelectual de quem pesquisa as áreas de artes, comunicação e ciências humanas. O prêmio busca atrair novas pessoas para esses campos e se a premiação puder favorecer a divulgação dessas investigações científicas, ficarei muito satisfeito", afirmou.

O prêmio será bianual e coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (Propesp). A honraria será atribuída à melhor tese de doutorado, como forma de reconhecimento e estímulo a pesquisadores e a programas de pós-graduação dos Institutos de Ciências da Arte, de Filosofia e Ciências Humanas e de Letras da universidade. O autor da melhor tese ganhará um certificado de premiação, a quantia de R$ 5 mil e terá garantida a publicação de sua tese.

"Embora o prêmio seja uma homenagem ao mestre, na verdade, ele repercute em favor daqueles que, nas áreas de filosofia e ciências humanas, de ciências da arte e de letras e comunicação, escreveram e defenderam suas teses de doutorado. Além de estimular a qualidade dos trabalhos, esse Prêmio é fundamental, porque é permanente e, com a sedimentação, por meio da tradição, vai sempre ser objeto de uma sadia disputa universitária para conquistá-lo", garante a pesquisadora Lilian Silvestre Chaves, coordenadora do prêmio.
(Informações do Portal da UFPA)