Humanidade sem raças?

quarta-feira, janeiro 07, 2009

Darwin era racista, e isso ele deixou bem claro no seu livro menos lido e menos pesquisado em História da Ciência: "The Descent of Man". Neste livro, Darwin predisse a eliminação 'manu militari' das raças inferiores (povos primitivos) pelas raças superiores (os europeus, é claro).

A ciência moderna não reconhece mais o recorte racial que Darwin e muitos cientistas do seu tempo e até recentemente aceitaram. Se há um cientista brasileiro evolucionista que eu admiro na atualidade é Sérgio D. J. Pena, da UFMG. Ele escreveu um livro sobre a questão, e nem sei como eu não postei nada a respeito.

Mestre, desculpe o lapso e embora tenhamos visões extremas da evolução, aqui vai o meu destaque para o seu livro.

+++++

Humanidade Sem Raças?

Sérgio D. J. Pena
1a. edição, 2008

Lançamento: R$ 12,90

Para comprar pelo telefone ligue para 0800 140090



DESCRIÇÃO

Humanidades Sem Raças?, novo título da "Série 21", trata da questão racial por meio de um recorte biológico. Aborda temas como a diversidade humana, a evolução do conceito de raça através dos tempos, entre outros. Apresenta ainda um glossário, com os termos mais relevantes da área. Não existem "raças" humanas. Elas são produto da nossa imaginação cultural, um conceito empregado não só para estudar populações, mas também para criar esquemas classificatórios que parecem justificar a dominação de alguns grupos por outros. O autor, Sérgio Pena, é professor titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG.

+++++

NOTA DO BLOGGER:



Sobre esta questão controversa e polêmica, e para clarear e arejar a área, a revista Nature Genetics publicou o especial "Genetics for the Human Race" onde todos os artigos em PDF podem ser baixados gratuitamente aqui.