O Pier Luigi Luisi ‘falou e disse’ verdade e bobagem

sexta-feira, junho 30, 2006

A ciência não explica tudo

Pier Luigi Luisi é um bioquímico italiano, da Universidade de Estudos de Roma III. Na entrevista publicada no jornal “O Estado de São Paulo” em 25/06/2006, ele ‘falou e disse’ verdade e bobagem:

“A idéia de que a ciência pode explicar tudo é tão fundamentalista quanto a dos criacionistas que querem banir o ensino da evolução. Há muitas coisas que a ciência não consegue explicar. A ciência é uma ferramenta boa para algumas coisas, mas não para outras, assim como um garfo é bom para comer spaguetti, mas não para tomar sopa”.

A verdade que Luisi falou é da idéia de que a ciência poder explicar tudo ser uma atitude fundamentalista. Neste blog, Luisi, sempre denunciamos este ‘fundamentalismo’. Realmente há muitas coisas que a ciência não pode explicar.

A bobagem que Luisi falou, e aqui eu não tenho procuração para defender os criacionistas, mas é para apontar a improbidade do raciocínio do bioquímico italiano: os criacionistas não podem banir o ensino da evolução, ponto final. Por quê? Os Estados Unidos, um estado laico e a maior democracia do mundo, por força de legislação da Corte Suprema, fica garantido somente o ensino de teorias científicas.

O que Luisi talvez tenha em mente, e confundiu a ‘bioquímica’ do que está realmente acontecendo nos Estados Unidos, é o ensino objetivo nas escolas públicas abordando as evidências a favor e contra a teoria da evolução. Ateus e agnósticos que se sentirem lesados no ensino objetivo de ciências naquele país podem buscar esses direitos.

Realmente a ciência não pode explicar tudo, mas como ferramenta ela precisa ser objetiva e exata, não podendo ser fundamentada em fraudes e distorções de evidências como tem sido o caso costumeiro da turma da teoria geral da evolução.

O garfo é bom para comer spaguetti sem dúvida, mas há muito tempo nos livros-texto de Biologia do ensino médio estão ‘vendendo gato por lebre’ na abordagem da origem e evolução da vida no Brasil e no mundo inteiro [vide aqui, aqui,
e aqui]

O nome disso, Luisi, não é a utilidade de uma ferramenta para comer, mas DESONESTIDADE ACADÊMICA!