Ruy Castro 'falou e disse': se apropriar de ideias dos outros é roubo escancarado

quinta-feira, julho 15, 2010


Sobre o filme da vida de Carmen Miranda, Ruy Castro também teme o uso de informações reveladas por ele na biografia de Carmen Miranda:

"Se um outro veículo se apropria do que você levou cinco anos para descobrir, você está literalmente roubado". [Filme sobre vida de Carmen Miranda provoca polêmica, texto integral para assinantes da Folha de São Paulo ou do UOL] Foto de Ruy Castro.


Voltemos no passado. Inglaterra 1858. Dois cientistas trocavam correspondência sobre a origem das espécies. Faltava o mecanismo evolutivo. Um certo Wallace mandou um artigo esmerado para um certo Darwin. Ficou com o artigo por um tempo. Viu que tinha ideias que ele nunca tinha pensado antes. Ficou muito, mas muito perturbado. Acionou amigos do peito como Lyell e Hooker, e chorou as pitangas: "Galera, eu vou perder a primazia e a originalidade da teoria. O que devo fazer? O que vamos fazer?"

Os amigos do peito deram um jeito e usaram o famoso expediente de QI [Quem indica] da época, o famoso jeitinho britânico, oops brasileiro, e arranjaram que os trabalhos dos dois fossem apresentados na Linnean Society. À revelia de Wallace, que não foi consultado desta tramóia, pois estava muito distante na Malásia. Estranha Operação Barba Ruiva, Darwin já não era membro da Royal Society? Por que a Linnean Society? Lá era mais fácil de submeter trabalhos? Ou uma teia de amigos muy amigos?

E aí, o resto da história você já sabe: Darwin é o autor da maior ideia que toda a humanidade já teve. Todavia, agora muitas coisas cinzentas sobre Darwin, nunca antes reveladas pelos historiadores de ciência, estão vindo à tona, a la tsunami, e o pobre Wallace está recebendo as honras devidas, mas incômodas, pois Wallace advogava um tipo de design inteligente na evolução.

Fontes seguras infiltradas na Nomenklatura científica me garantem: um especialista na obra de Wallace virá ao Brasil e vai negar isso em palestra em agosto em Maresias, SP.

Bem, sou suspeito para falar sobre a questão de plágio, porque vocês sabem que eu adoro Darwin. Eu tenho minhas reservas sobre este assunto de roubo da ideia evolução através de seleção natural de Wallace por Darwin, mas há quem sustente isso, tim tim por tim tim, e sou obrigado, como historiador de ciência, a indicar quem pensa o contrário. Ouvir o outro lado, Marcelo Leite (Folha de São Paulo): vide The Darwin Conspiracy, de Roy Davies [PDF gratuito do livro aqui]

+++++

Vote neste blog para o prêmio TOPBLOG 2010.