Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro (RJ),em julho

sexta-feira, julho 16, 2010

Museu da Vida em julho

16/7/2010

Agência FAPESP – Desde o dia 13 de julho, o Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro (RJ), está oferecendo um programa de atividades especial voltado a estudantes dos ensinos médio e fundamental durante as férias escolares.

Entre as atrações está a “trilha histórico-ecológica” na qual os participantes são convidados a explorar a biodiversidade do campus de Manguinhos da Fiocruz, que reúne répteis, mamíferos, anfíbios, pássaros e mais de cem espécies de plantas.

Na “Oficina de robótica”, crianças e adolescentes podem programar robôs e a atividade “Explora” envolve a realização de vários experimentos científicos e até a montagem de um foguete.

Por meio de dobraduras e histórias, a oficina “Colecionando insetos” reúne atividades e informações sobre esses bichos. Nas sessões “CineCiência com pipoca” são exibidos vídeos com temas como “a ciência da bola de futebol”.

Há ainda encontros com contadores de história, shows de mágica envolvendo química, a exposição temporária “Evolução e Natureza Tropical” e a peça teatral “Pergunte a Wallace”, sobre o naturalista britânico Alfred Russel Wallace (1823-1913).

As atividades são gratuitas. O Museu da Vida fica aberto de terça a sexta-feira, das 9 às 16h30, e aos sábados, de 10 às 16h, e está localizado no campus da Fundação Oswaldo Cruz, Av. Brasil, 4.365, em Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A entrada também pode ser feita pela Rua Leopoldo Bulhões, 1.480.

Mais informações pelo telefone (21) 2590-6747 ou pelo site www.fiocruz.br/museudavida_novo

+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

Espero que a peça teatral sobre Wallace seja objetiva e conceda a este cientista britânico o lugar merecido de destaque. O título Pergunte a Wallace parece indicar isso. Pena que Wallace, quando perguntado sobre muitas coisas, especialmente sobre o affair da publicação conjunta do seu artigo sobre seleção natural e um pequeno rascunho de Darwin sobre a questão, ele foi muito reticente. Talvez por saber dos detalhes do que ocorreu quando retornou à Inglaterra após muitos anos. Gentleman, Wallace preferiu o silencio dos de espírito nobre e honrado.

+++++

Vote neste blog para o prêmio TOPBLOG 2010.