Wallace, quem diria, virou peça de teatro

terça-feira, junho 08, 2010

JC e-mail 4026, de 08 de Junho de 2010.

26. Museu da Vida estreia peça sobre o naturalista Alfred Wallace

Espetáculo fica em cartaz nos meses de junho e julho

Alfred Wallace (1823-1913) - que propôs, simultaneamente a Charles Darwin, a teoria da evolução por seleção natural - é o protagonista de peça que estreia nesta quarta-feira, 9 de junho, às 10h30, no Museu da Vida.

Escrita por Geinor Styles, diretora artística da companhia Theatr na n'Óg do Reino Unido, a peça "Pergunte a Wallace" permite que o público brasileiro conheça o fascinante naturalista autodidata, que viajou pelo Brasil durante quatro anos, entre 1848 e 1852.

Wallace fez duas longas expedições ao Alto Rio Negro. Coletou e desenhou 180 espécies de peixes, um terço das quais era ainda desconhecido pela ciência. A viagem ao Brasil teve grande importância para colocar Wallace no caminho da seleção natural. Foi, ainda, fundamental para seus estudos sobre a distribuição geográfica dos animais.

A peça, baseada na autobiografia My Life (Minha Vida), é um monólogo que traz a trajetória intelectual do naturalista, contada por ele próprio. Wallace nos mostra como um jovem aventureiro fascinado pela natureza empreendeu a jornada pelo mundo, que o levou a desenvolver a teoria da seleção natural e a se tornar um dos mais respeitados naturalistas do século XIX.

Sediada no País de Gales, a companhia Theatr na n'Óg foi criada há 25 anos, com a missão de entreter e educar audiências de todas as idades por meio de performances teatrais.

Na quarta-feira, após o espetáculo, haverá debate com Ildeu Moreira, historiador da ciência, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e da Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia.

A peça será encenada na Tenda da Ciência, do Museu da Vida. Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, RJ. As apresentações acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, às 10h30 e 13h30, nos meses de junho e julho. Nos dias 26/6 e 31/7 (sábados), haverá apresentação às 14h.

(Informações do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica)

+++++