Ipea lança nova revista de economia

quinta-feira, março 11, 2010

11/3/2010

Agência FAPESP – O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançará em São Paulo, nesta quinta-feira (11/3), a revista Tempo do Mundo, publicação quadrimestral da área de economia política.

Entre os temas abordados na primeira edição estão o aumento e a convergência da renda mundial, a resposta da China à crise global, economias em transição e as perspectivas para o Brasil de 2022, ano do bicentenário da Independência.

O exemplar de estreia traz textos assinados pelos economistas Heiner Flassbeck, Massimiliano La Marca, François-Xavier Merrien, Robert Guttmann, Ignacy Sachs, Cai Fang, Du Yang e Wang Meiyan, Emir Sader e Vladimir Popov.

A revista pretende apresentar conteúdos que auxiliem a elaboração de políticas públicas através de comparações com casos internacionais. Sua proposta é abordar o desenvolvimento enfatizando as questões econômicas, sociais e relativas à sustentabilidade.

A fim de manter uma circulação internacional a Tempo do Mundo terá uma versão em inglês. O nome da publicação é uma homenagem ao historiador francês Fernand Braudel, um dos fundadores da Universidade de São Paulo (USP), que cunhou o termo “tempo do mundo”.

O lançamento em São Paulo será às 14h30 no auditório da Caixa Econômica Federal da Praça da Sé 111, 5º andar, no centro da cidade.

O conteúdo da primeira edição está disponível na internet em arquivo formato PDF: http://agencia.ipea.gov.br/images/stories/PDFs/100314_%20tempodomundo1.pdf [3.5 MB]