Abertas as inscrições para prêmio de pesquisa básica - Governo de Minas, Sectes e Fapemig

quinta-feira, março 25, 2010

JC e-mail 3976, de 25 de Março de 2010.

13. Abertas as inscrições para prêmio de pesquisa básica

Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia contempla pesquisadores que tenham se distinguido na condução de estudos e pesquisas básicas que contribuíram de forma significativa para o avanço da ciência

O objetivo do prêmio é estimular o desenvolvimento científico e valorizar a pesquisa básica. Em 2010, contempla pesquisadores que tenham se distinguido na condução de estudos e pesquisas básicas que contribuíram de forma significativa para o avanço da ciência, e que esses trabalhos preferencialmente apresentem potencial para subsidiar o desenvolvimento tecnológico.

A iniciativa do prêmio é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O agraciado recebe diploma, medalha e R$ 10 mil reais como prêmio. Para efetuar a inscrição são necessários: dossiê descritivo da pesquisa, ou conjunto delas, no contexto das diretrizes do prêmio, e resumo da (s) pesquisa (s), em até três laudas, entre outros.

Os inscritos devem estar cadastrados na plataforma Lattes. As inscrições podem ser feitas pelos Correios ou pessoalmente na Sectes, das 8h30 às 17h. O endereço é Avenida José Cândido da Silveira, 2000, bairro Horto, em Belo Horizonte, CEP 31170-000.

Os documentos devem ser enviados em mídia eletrônica (CD, DVD ou pen drive). Excepcionalmente poderão ser aceitos documentos adicionais impressos. As inscrições efetuadas por meio dos Correios serão aceitas até o dia 4 de junho, com a comprovação do carimbo da postagem.

Os trabalhos serão avaliados pela comissão julgadora até o dia 3 de setembro e o prêmio será entregue no segundo semestre, em data a ser definida pela Comissão Organizadora.

Homenagem

O mineiro Marcos Luiz dos Mares Guia (1935-2002) foi um dos responsáveis pela descoberta da insulina humana recombinante e um dos mais importantes pesquisadores da área de biotecnologia no Brasil. Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1953 tornou-se professor titular do departamento de bioquímica e imunologia do Instituto de Ciências Biológicas em 1976.

Em 1964, Marcos Mares Guia recebeu o título de doutor em enzimologia na Tulane University of Lousiana, nos Estados Unidos, e no ano 2000, o título de professor emérito da UFMG. Marcos Luiz dos Mares Guia foi presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico (CNPq) e um dos idealizadores da Fapemig.

Mais informações sobre o prêmio podem ser obtidas no endereço www.simi.org.br

(Assessoria de Comunicação da Sectes/MG)