A Folha de São Paulo cada vez mais se afunda. O que foi um comportamento aético dos cientistas -- sonegaram informações científicas sobre a questão do aquecimento global, e sugestões de como lidar com os dissidentes, foi 'suavizado' pelo artigo de Ricardo Mioto:
Hackers roubam e publicam e-mails de climatologistas
Céticos do clima dizem que leitura mostra farsa científica; autores apontam teoria da conspiração
RICARDO MIOTO
DA REPORTAGEM LOCAL
Hackers tiveram acesso a pouco mais de mil e-mails trocados desde 1996 por alguns dos principais climatologistas ao redor do mundo e colocaram tudo na internet. Céticos do aquecimento global dizem ter encontrado ali provas de que os cientistas falsificaram deliberadamente pesquisas. Os cientistas rebatem dizendo que os céticos estão vendo uma conspiração onde não há nada.
Os invasores conseguiram isso ao acessar os servidores da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, que é um centro de referência em estudo do clima. A frase que vem causando mais confusão está em mensagem enviada por um professor de lá, o climatologista Phil Jones, a colegas nos EUA.
Ele dizia que tinha usado o mesmo "truque" que Michael Mann, geofísico da Universidade Estadual da Pensilvânia, para "esconder o declínio" em uma série de temperaturas.
No site Real Climate (www.realclimate.org), os cientistas escreveram para se defender. Dizem que usam "com frequência o termo truque para se referir a um bom jeito de lidar com um problema, e não para dizer que algo é secreto".
Sobre "esconder o declínio", eles dizem que Jones se referia a um problema científico específico -as medições do tamanho dos anéis das árvores- e que escolheu mal as palavras.
...
Para ler mais requer assinatura da FSP ou do UOL.
+++++
NOTE O TÍTULO:
Os Hackers 'roubam e publicam e-mails de climatologistas', o comportamento aético dos cientistas é suavizado e ganhou destaque de 'teoria da conspiração'. Os e-mails que os hackers 'roubaram' revelam o comportamento bandido desses cientistas pode ser visto aqui, mas o repórter da FSP não mencionou.
Muito antes da FSP, este blogger reportou esta ação nefanda da Nomenklatura científica aqui.