Museu Goeldi completa 143 anos e abre as portas para a comunidade

sábado, outubro 03, 2009

JC e-mail 3861, de 02 de Outubro de 2009.

22. Museu Goeldi completa 143 anos e abre as portas para a comunidade

Atividades acontecem a partir da próxima terça-feira, 6 de outubro

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), instituição de pesquisa cientifica mais antiga da Amazônia, celebra, no dia 6 de outubro, seu aniversário com atividades que já integram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009.

A Trilha da Memória, promovida pelo Núcleo de Visitas Orientadas ao Parque Zoobotânico (Nuvop), apresentará personagens marcantes na história da instituição e o público poderá conhecer um pouco mais sobre o Museu e a sua contribuição para a pesquisa científica na Amazônia.

No dia 7 acontece a programação do "Museu Goeldi de Portas Abertas", na qual o campus de pesquisa será apresentado a estudantes de escolas e universidades. Pesquisadores e bolsistas do Goeldi irão mostrar o seu local de trabalho e as suas atividades ao público com palestras, vídeos, exposições, distribuição de material de divulgação e, inclusive, visita aos laboratórios e acervos das coordenações.

A Coordenação de Botânica, além das várias exposições, como as de Plantas Úteis e óleos essenciais, irá fazer visualização microscópica de anatomia vegetal com os estudantes. Já a Coordenação de Ciências Humanas fará a apresentação de vídeos documentais realizados das áreas de antropologia e lingüística, e dará destaque nas áreas de estudo antropológico, como a etnologia indígena, sociolingüística e documentação de acervos científicos, e arqueologia.

As visitas às coleções fotográficas e à Biblioteca ficam ao encargo da Coordenação de Informação e Documentação, que também doará cinco kits com livros e faraá a distribuição de material para a divulgação. A Coordenação de Zoologia também levará o público para conhecer o seu acervo e os seus laboratórios, assim como a Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia.

Inscrições e informações pelo telefone (91) 3219-3300.
(Informações da Assessoria de Imprensa do Museu Goeldi)