Bolsa de Pós-Doutorado na Unicamp
5/10/2009
Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica da Universidade Estadual de Campinas (CePOF-Unicamp) oferece uma bolsa de pós-doutoramento para trabalhar em dispositivos avançados de óptica não linear em fibra e guias de onda para as comunicações ópticas do futuro.
O CePOF, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da FAPESP, é o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Fotônica para Comunicações Ópticas (Fotonicom), órgão sediado no Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp. Criado no início de 2009, o Fotonicom tem o apoio da FAPESP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O Fotonicom é também um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) que, no Estado de São Paulo, são apoiados pela FAPESP por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático.
O candidato selecionado - que trabalhará sob a supervisão do professor Hugo Fragnito – deverá conduzir experimentos e simulações, co-orientar alunos, envolver-se em colaborações internacionais e interagir fortemente com outros grupos de pesquisa.
A bolsa é de R$ 4.508,10 mensais, livres de imposto, além de Reserva Técnica de R$ 8.114,58 anuais, para pequenas despesas relacionadas à pesquisa. A duração da bolsa é de dois anos, renovável por mais um.
O candidato deve possuir título de doutor em física ou engenharia elétrica. Deve também apresentar fluência em pelo menos uma das línguas (inglês, espanhol, italiano e português).
O candidato deverá aproveitar eficientemente as infraestruturas de pesquisa em sistemas avançados de comunicações ópticas, fabricação de fibras especiais, dispositivos passivos e ativos em guia de onda baseados em semicondutores, e a rede de fibras ópticas apagadas KyaTera.
Os interessados devem mandar e-mail de uma página indicando as motivações para trabalhar neste campo, anexando currículo e carta(s) de recomendação para hugo@ifi.unicamp.br até 15 de outubro.
Mais informações: http://www.ifi.unicamp.br/foton/?