Oia o Uberabatitan ribeiroi na fita, uai!

terça-feira, setembro 23, 2008

JC e-mail 3604, de 23 de Setembro de 2008.

9. Descoberto em Minas Uberabatitan ribeiroi, o maior dinossauro brasileiro

O estudo de detalhes de seus elementos ósseos permite afirmar que poderia atingir de 15 a 20 metros de comprimento, 3,5 metros de altura e peso estimado entre 12 e 16 toneladas

A parceria entre o Depto. de Geologia da UFRJ, o Museu dos Dinossauros de Uberaba, e a Universidad Nacional del Comahue, Argentina, com apoio da Faperj e Fapemig, apresentará nesta quarta-feira, 24/9, às 10h, na Casa da Ciência da UFRJ, réplica do maior dinossauro brasileiro Uberabatitan ribeiroi, fóssil descoberto em Uberaba, Minas Gerais.

Os dados são proporcionais ao tamanho do animal: sua descoberta é resultado da maior escavação paleontológica já realizada no país, que durou quatro anos, envolveu a maior equipe de especialistas brasileiros para sua reconstituição, representa uma das mais relevantes descobertas paleontológicas feitas no país e constitui o maior dinossauro já descrito no Brasil.

Durante a escavação foram encontrados 198 fósseis de três indivíduos, sendo um pequeno, um médio e um de grande porte. O último e o maior dos dinossauros do Brasil viveu há 65 milhões de anos e foi reconstituído usando como referência uma réplica do indivíduo de porte médio, a partir da cópia de dezenas de fósseis e de uma reconstrução digital dos elementos não encontrados.

O estudo de detalhes de seus elementos ósseos permite afirmar que poderia atingir de 15 a 20 metros de comprimento, 3,5 metros de altura e peso estimado entre 12 e 16 toneladas.

A exposição estará aberta ao público de 25 de setembro a 24 de outubro. De terça a sexta, das 9 às 20h e sábados, domingos e feriado, das 10 às 20h, na Casa da Ciência, que fica na Rua Lauro Muller, 3 – Botafogo.
(Informações da Assessoria de Comunicação da Faperj)