Projeto divulga novos conceitos da estrutura elementar da matéria a estudantes do Ensino Médio
Estrutura Elementar da Matéria: Um Cartaz em Cada Escola
Este site dá suporte ao projeto de divulgação científica “Estrutura Elementar da Matéria: Um Cartaz em Cada Escola”. Esse projeto tem o objetivo de divulgar os principais conceitos estabelecidos durante o último século sobre a estrutura íntima da matéria. Ele envolve a distribuição, a todas as escolas do Ensino Médio, de um cartaz apresentando esses conceitos e sintetizando o conhecimento científico atual nessa área.
NOTA IMPERTINENTE DESTE BLOGGER:
Alô MEC/SEMTEC/PNLEM (comissão examinadora do conteúdo dos livros-textos), está faltando urgentemente uma iniciativa dessas em biologia evolutiva:
1. Quando os alunos ficarão sabendo que duas fraudes foram utilizadas nos livros didáticos de Biologia do ensino médio por várias décadas para demonstrar o fato, Fato, FATO da evolução, e que autores como Amabis e Martho deixaram de usá-las recentemente, mas não informaram os alunos porque deixaram de usá-las?
2. Que a atual teoria da evolução através da seleção natural de Darwin (a Síntese Moderna ou neodarwinismo), pelas muitas anomalias que não mais responde satisfatoriamente desde 1980, será substituída pela Síntese Evolutiva Ampliada, uma nova teoria da evolução não-selecionista?
3. Quando teremos o ensino objetivo de biologia evolutiva abordando evidências a favor e contra a teoria geral da evolução através do contexto de justificação teórica?
4. Que o espírito da LDB 9394/96 de formar estudantes independentes e com espírito crítico está sendo violado na abordagem unilateral de tema científico tão importante?
5. Que as teorias científicas, por serem construtos humanos descrevendo aproximadamente a realidade, sujeitas a revisões e até o descarte através de mudança paradigmática, devem ser discutidas em salas de aulas?
6. Que o que ocorre hoje em nossas escolas públicas não é educação em biologia evolutiva, qua educação, mas “doutrinação” privilegiando a visão de Darwin, e de um naturalismo filosófico “disfarçado” sem questionamentos?
O MEC/SEMTEC/PNLEM pode muito bem apresentar os novos conceitos trazidos pela genômica e outras áreas biológicas e sintetizar os conhecimentos científicos atuais nessa área. Nesta síntese a biologia deve ser apresentada aos alunos como ciência da informação (genômica) que lida com conceitos como complexidade irredutível de sistemas biológicos e informação complexa especificada.