Nossos melhores livros-texto de Biologia do ensino médio são aqui criticados na sua abordagem acientífica da origem e evolução da vida. Por quê? Porque a maioria deles está defasada nesta área de conhecimento humano, perpetuando hipóteses e teorias que não são substanciadas pelas evidências. O que temos então – ciência ou ideologia???
Aristóteles já lidava com este tipo de gente. Na sua obra De Caelo, o filósofo da Grécia Antiga, século IV a.C., afirmou assim sobre esses mercadores do naturalismo filosófico, oops falsa ciência:
“Nisto tudo eles não estão procurando teorias e causas para satisfazer os fatos observados, mas sim forçando suas observações, e tentando acomodá-las a certas teorias e opiniões suas”. [SIC ULTRA PLUS]
Este blog presta um grande serviço à educação de muitos alunos, e até de professores e pesquisadores, fornecendo-lhes links onde acessar material atualizado sobre essas questões. Até a equipe especializada do MEC/SEMTEC/PNLEM baixa aqui neste pedaço. Galera da USP, obrigado pelos 5% de audiência este mês. Não se esqueçam de mencionar este blogger nos seus trabalhos. Afinal de contas, eu nada recebo por isso. [Rachando de rir]
Há um grande artigo que vale a pena baixar e ler. É do Robert Shapiro, na Scientific American. Todavia, Shapiro, um especialista de renome em origem da vida, é extremamente cândido sobre essas dificuldades fundamentais sobre a origem e evolução da vida:
Problemas com o experimento de Miller-Urey e as hipóteses do DNA primeiro sobre a origem da vida.
Problemas com a hipótese do mundo RNA primeiro.
Problemas com a hipótese do mundo pré-RNA.
A hipótese que Shapiro sugere não é muito melhor do que essas. Uma leitura atenta do artigo de Shapiro, “A Simpler Origin for Life,” [Uma origem da vida mais simples] revela que a sua hipótese é muito mais vaga e difícil de explicar do que as outras principais hipóteses.
O artigo em PDF [99 KB] pode ser baixado gratuitamente.
Atenção alunos do ensino médio do Brasil - estão enganando vocês nesta área de conhecimento humano. Encostem seus professores em salas de aula e peçam uma explicação. Não aceitem desculpas esfarrapadas. Professor que é professor precisa estar sempre atualizado em sua área. Peçam para eles visitarem o blog deste 'professorzinho do ensino médio'!
Ari, meu velho, você estava e está coberto de razão. Essa turma não se emenda mesmo!