Recife ganha microscópio que consegue analisar átomo

quinta-feira, março 25, 2010

JC e-mail 3976, de 25 de Março de 2010.

20. Recife ganha microscópio que consegue analisar átomo

Equipamento foi doado pelo governo iraniano ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que fez o repasse ao Centro de Tecnologias Estratégicas

Os quase 20 centímetros do equipamento não impressionam. Mas, instalado em uma das salas do Laboratório de Microscopia e Microanálise (Lamm) do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, o recém-adquirido microscópio de corrente de tunelamento (efeito de túnel da física quântica) se destaca. E por diversas razões.

A máquina foi doada ao governo brasileiro pelo Irã durante a visita, no fim do ano passado, do presidente Mahmoud Ahmadinejad. O Ministério de Ciência e Tecnologia repassou a doação ao Cetene. O instrumento tem resolução tão potente que possibilita obter imagens e até manipular individualmente um átomo. Ele vai trazer grande avanço para muitas vertentes das nossas pesquisas, afirmou o biólogo e pesquisador do centro Maurício Paiva.

A tecnologia do microscópio, desenvolvida pela IBM em 1981, serve para investigar materiais metálicos e semicondutores e permite enxergar estruturas de aproximadamente um angstron. A medida corresponde a uma distância dez bilhões de vezes menor que um metro. Entre as áreas de aplicação do microscópio estão a computação e o armazenamento de dados, a manufatura de materiais, medicina, energia, transportes e até a exploração espacial.

Segundo Paiva, com um poder de resolução tão grande, há maior capacidade de trabalhar com nanotecnologia ou física quântica. Em conjunção com outros equipamentos disponíveis no laboratório, o microscópio pode, por exemplo, fazer estudo e até correção de erros de um nanotubo de carbono para transformá-lo em condutor de chips, explica. Outra aplicação muito útil é o estudo de nanorobôs que entram na corrente sanguínea levando fármacos, completa.

A imagem das estruturas é obtida pelo microscópio quando uma ponta metálica de dimensões atômicas incide tensão elétrica na amostra, em uma espécie de varredura. A corrente entre a ponta e a amostra estudada emite um sinal para o computador, que é ligado ao equipamento, e mostra em três dimensões a topografia do material.

O fluxo ocorre pelo chamado efeito de tunelamento quando uma onda se choca com uma barreira, mas não termina o seu percurso imediatamente, decrescendo exponencialmente e indicando uma pequena probabilidade de transpô-la.

Laboratório

O Lamm foi inaugurado em 2007 e presta serviço a universidades, centros de pesquisas e empresas privadas. Em 2009, foram realizadas mais de 800 análises, antendendo a mais de 30 instituições. O laboratório conta com 13 pessoas na equipe técnico-científica.

(Jornal do Commercio, 20/3)