Professor José Cláudio Geromel: Reconhecimento na França

quarta-feira, março 10, 2010

10/3/2010

Agência FAPESP – A Universidade Paul Sabatier, de Toulouse, na França, concedu o título de “doutor honoris causa” ao professor José Cláudio Geromel, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


Professor José Cláudio Geromel, da FEEC-Unicamp, receberá título de “doutor honoris causa” da Universidade Paul Sabatier, em Toulouse (foto: Unicamp)

Nascido em Itatiba (SP), em 1952, Geromel fez a graduação e mestrado em engenharia elétrica na Unicamp. O doutorado foi concluído na Universidade Paul Sabatier, em 1979.

Na semana passada, o pesquisador brasileiro recebeu carta do reitor da instituição francesa comunicando a concessão do título honorífico, atendendo a pedido do Laboratório de Automação e Análise de Sistemas, onde fez o doutorado.

A entrega da honraria ocorrerá no dia 23 de junho, em Toulouse. Antes, no dia 2 do mesmo mês, o professor e ex-pró-reitor de Pós-Graduação da Unicamp ministrará uma das conferências plenárias na Conferência Internacional Francofônica de Automática.

“Evidentemente, recebi a notícia dessa honraria com muita alegria. Penso que é um grande reconhecimento ao trabalho que venho realizando ao longo da minha carreira”, disse Geromel ao portal da Unicamp.

Mais do que uma satisfação pessoal, o professor considera que o título também confere visibilidade à Unicamp e, mais especificamente, ao grupo de pesquisa que ele coordena na FEEC.

“Gosto de trabalhar com os jovens porque eles demonstram grande entusiasmo com os desafios propostos. Aliás, tenho tido muita sorte. Meus alunos são excelentes. Além disso, a cada ano que passa percebo que os que chegam estão cada vez mais bem preparados”, disse o professor que já orientou mais de 20 bolsistas apoiados pela FAPESP.

Atualmente, Geromel tem desenvolvido estudos com a colaboração de uma estudante de doutorado (Grace Silva Deaecto) e dois alunos de pós-doutorado (Alim Pedro de Castro Gonçalves e Rubens Hideo Korogui).

O professor revela a expectativa de reencontrar alguns de seus contemporâneos na sua volta a Toulouse. “Vivi ali um período importante da minha vida, graças ao incentivo do professor Yaro Burian Júnior, que me orientou no mestrado aqui na Unicamp e achou por bem me mandar para continuar meus estudos no LAAS”, disse.