Israel expõe original da Teoria da Relatividade

terça-feira, março 09, 2010

JC e-mail 3964, de 09 de Março de 2010.

23. Israel expõe original da Teoria da Relatividade

Pela primeira vez são exibidas as 46 páginas do manuscrito de Albert Einstein, de 1916

Uma exposição em Jerusalém ajuda a entender como Albert Einstein desenvolveu seu mais famoso trabalho: a Teoria Geral da Relatividade.

Pela primeira vez, todas as 46 páginas do manuscrito original da teoria que revolucionou a física moderna, estão expostas ao público, revelando o estilo e a metodologia usados pelo cientista.

Escrito à mão, em 1916, em alemão, o manuscrito foi doado por Einstein nove anos depois para a Universidade Hebraica de Jerusalém, da qual ele foi fundador e reitor.

A Teoria da Relatividade Geral, que tornou Einstein famoso em todo o mundo, ajuda a explicar a criação e expansão do Universo, além de fenômenos como os buracos negros.

No estudo, o cientista alemão mostra como a gravidade pode alterar o espaço e o tempo.

A teoria foi publicada oito anos depois de outro trabalho revolucionário: a Teoria da Relatividade Especial, cujo desdobramento resultou na mais famosa equação da ciência, E=mc2, revelando a equivalência entre massa e energia. Na prática, ela é a base para inúmeras tecnologias modernas, como navegação por satélite.

- Ver o documento original, com a cuidadosa caligrafia de Einstein, as correções, as equações, os gráficos, é emocionante - disse Hanoch Gutfreund, curador da exposição que comemora os 50 anos da Academia de Ciências e Humanidades de Jerusalém. - É quase como presenciar o momento em que ele trabalhava na teoria que mudou nossa noção de tempo, espaço e gravidade.

Para Gutfreund, o manuscrito é uma obra de arte. Até hoje, museus de todo o mundo haviam exposto apenas algumas páginas do trabalho. Os organizadores tiveram que construir uma sala especial para expor o documento, levando em conta a temperatura, a umidade e a iluminação do local para evitar que o papel seja danificado e a tinta evapore.

Cada página foi colocada numa caixa de vidro individual e o ambiente ganhou uma luz fraca. Em outra sala, os visitantes podem entender melhor o que está escrito através de cópias ampliadas e traduzidas para diversas línguas.

A exposição fica em cartaz até o dia 25 deste mês.

(Daniela Kresch)
(O Globo, 9/3)